Dicas TIC: Google Docs

O Google Docs é um serviço online que permite o acesso e edição de ficheiros a partir de qualquer computador. Ao contrário do Dropbox, com o Google Docs, é possível que várias pessoas acedam ao mesmo tempo a um documento e o alterem. É muito útil como uma ferramenta de colaboração, permitindo definir quem pode ver e quem pode alterar um documento.  Com o Google Docs, é possível armazenar outro tipo de ficheiros como documentos do Word, Excel, PowerPoint, OpenOffice, ficheiros de áudio, vídeo, etc.

Criar documentos, folhas de cálculo e apresentações online

  • Crie documentos básicos de raiz: Pode efetuar facilmente todas as operações básicas, incluindo realizar listas com marcas, ordenar por colunas, adicionar tabelas, imagens, comentários, fórmulas, alterar o tipo de letra e mais. É gratuito.
  • Carregue ficheiros existentes: O Google Docs aceita formatos de ficheiro mais populares (Microsoft Word, Excel e PowerPoint, OpenOffice, LibreOffice, etc.).
  • O ambiente de trabalho familiar torna fácil a edição: Basta clicar nos botões da barra de ferramentas para aplicar o negrito, o sublinhado, a indentação, alterar o tipo de letra ou o formato dos números, alterar a cor de fundo da célula, etc.

Partilhar e colaborar em tempo real

  • Escolha quem pode ter acesso aos seus documentos: Basta introduzir os endereços de email das pessoas com quem deseja partilhar um determinado documento e enviar-lhes um convite.
  • Partilhe instantaneamente: Qualquer pessoa que tenha convidado para editar ou ver o seu documento, folha de cálculo ou apresentação pode aceder ao mesmo assim que inicie sessão.
  • Edite e apresente em conjunto com outras pessoas e em tempo real: Várias pessoas podem ver e efetuar alterações ao mesmo tempo. Existe uma janela de conversação no ecrã para folhas de cálculo e as revisões de documentos mostram-lhe exatamente quem alterou o quê e quando. Ver uma apresentação em conjunto é facílimo, uma vez que quem se tiver juntado a uma apresentação pode, automaticamente, acompanhar o apresentador.

Armazenar e organizar o seu trabalho com segurança

  • Edite e aceda a partir de qualquer localização: Não existe nada para transferir; pode aceder aos seus documentos, folhas de cálculo e apresentações a partir de qualquer computador com uma ligação à Internet e um browser padrão. É gratuito.
  • Armazene o seu trabalho com segurança: O armazenamento e gravação automática online significa que não tem de temer falhas na unidade de disco rígido local ou cortes de eletricidade.
  • Guarde e exporte facilmente cópias: Pode guardar os seus documentos e folhas de cálculo no seu próprio computador nos formatos DOC, XLS, CSV, ODS, ODT, PDF, RTF e HTML.
  • Organizar os documentos: Localize facilmente os documentos organizando-os em pastas. Arraste e largue os seus documentos em tantas pastas quantas desejar.

Controlar quem pode ver os seus documentos

  • Publique o seu trabalho como página Web: Pode publicar os seus documentos online apenas com um clique, como páginas Web de aspeto normal, sem ter de aprender nada de novo.
  • Controle quem pode ver as suas páginas: Pode publicar para toda a gente, apenas algumas pessoas ou ninguém: a decisão é sua. (Pode também anular a publicação em qualquer altura.)
  • Envie os documentos para o seu blogue: Quando tiver criado um documento, pode enviá-lo para o seu blogue.
  • Publique na sua empresa ou grupo: Com o Google Apps, é ainda mais fácil partilhar documentos, folhas de cálculo e apresentações importantes na sua empresa ou grupo.