Visita de estudo ao Douro – Património da Humanidade

Nos dias 15 e 16 de Abril, os alunos do 11º C da Escola 3/S Martinho Árias, participaram numa visita de estudo ao Douro – Património da Humanidade, realizada no âmbito das disciplinas de Filosofia, Geografia, História, Inglês, Literatura Portuguesa e Português.

Os alunos tiveram a oportunidade de alargar os seus conhecimentos estéticos, literários e culturais, no contacto directo com o património duriense.

A visita teve início no Museu Amadeo de Souza Cardoso, em Amarante, onde se testemunhou o manancial da História Local e a riqueza de artistas e escritores nascidos em Amarante, com projecção, todavia, nacional e internacional.

Prosseguiu-se a visita com destino a Pinhão, de comboio, proporcionando o deslumbramento que a paisagem duriense oferece em todo o seu esplendor e riqueza paisagística. Daqui, seguiu-se para a Quinta da Avessada, onde se observou o trabalho relacionado com a produção vinícola, a sua exploração económica e se fez uma degustação dos diversos produtos.

Na cidade de Vila Real os alunos conduziram uma visita através de um roteiro por eles elaborado, mostrando-nos o património construído e natural.
Finalizámos com o percurso “ Caminho de Jacinto”, em Tormes, segundo o romance A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós e a visita à casa Museu.

Isabel Janeiro