Programa Social Escolar 4.0 – “Escola em Viagem”

A Exploração Mineira e o Geoturismo Sustentável e A Paleontologia e o Geoturismo Sustentável foram dois projetos apresentados conjuntamente, o primeiro por um grupo de alunos da turma do 10º A do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure e o segundo pela turma do 10º B da escola Fernando Namora do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, ao Programa Social Escolar 4.0 – “Escola em Viagem”.
Estes projetos foram selecionados e a sua concretização ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2017 em Idanha-a-Nova, Penha Garcia, Penamacor e Monsanto, tendo o grupo ficado instalado na Pousada da Juventude de Idanha a Nova.
As atividades desenvolveram-se no campo (Parque Icnológico de Penha Garcia, Vieiros de Salvador -Vieiro do Almagre e Vieiro das Gralhas- antiga exploração mineira de manganês, Complexo Mineiro Romano da Presa – Penamacor exploração aurífera, Geologia Urbana de Idanha-a-Nova e Incilberg de Monsanto) incluíram conteúdos curriculares das disciplinas de biologia e geologia e geografia.
Os alunos foram orientados pelas professoras Matilde Azenha, Maria do Carmo Barros e Graça Gonçalves.