O Conselho Nacional de Juventude veio à Escola 3º CEB e Secundária Martinho Árias

Entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2020 o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) veio dinamizar 4 sessões de Diálogo Jovem a 4 turmas do 10º e 11º anos da Escola 3º CEB e Secundária Martinho Árias.
O CNJ é a plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil. É o CNJ que a nível nacional representa os interesses dos e das jovens e do associativismo juvenil, promovendo o seu desenvolvimento junto das diversas instâncias governamentais e em diversos órgãos europeus. Entre outros projetos, a nível nacional, o CNJ implementa o Diálogo Jovem da União Europeia, que é um processo de auscultação a jovens, a fim de delinear as prioridades da cooperação europeia no domínio das políticas de juventude dando voz às e aos jovens no processo de definição das políticas europeias de juventude.
Em articulação com o gabinete Eurodesk e os conselhos de turma das turmas B e C dos 10º e 11º anos desenvolveram-se quatro sessões no âmbito do 8º Ciclo de Diálogo Jovem. Estas turmas participaram numa sessão, dinamizada por dois facilitadores da bolsa de formadores do CNJ, que tinha como objetivos perceber os problemas que os e as jovens enfrentam relativamente à sua plena participação na vida democrática e encontrar sugestões para a resolução desses problemas. Durante uma manhã ou tarde, na sala de estudantes da escola, foi possível perceber as diversas opiniões que os e as jovens têm sobre participação juvenil, definir os problemas que dificultam a sua participação e sugerir soluções.
Os resultados destas sessões, e de todas as outras sessões que foram desenvolvidas por toda a União Europeia, serão apresentados na Conferência Europeia de Juventude a realizar no próximo semestre durante a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia que se inicia já no dia 1 de janeiro de 2021.