Informação: Pais e Encarregados de Educação

Pais e Encarregados de Educação

O próximo ano letivo vai iniciar-se a 17 de setembro. Até lá, estamos a zelar para que esse início seja o mais tranquilo possível no quadro excecional que vivemos.
A escola é geradora de confiança e é sentida por todos como um lugar de segurança; e é assim que deve continuar a ser, já que nos vemos como guardiães do nosso bem mais precioso: as nossas crianças e os nossos jovens. Este é o tempo de transformar as ameaças em oportunidades, convocando a nossa extraordinária capacidade de adaptação que temos vindo a demonstrar nos últimos meses. Este é o tempo de nos fortalecermos enquanto seres humanos através da adoção de comportamentos que promovam a interação entre pessoas em segurança a par do crescimento individual e em conjunto.
Ponderámos todas as possibilidades para garantir o distanciamento social. Foi nesta ótica que decidimos, entre outras medidas, desfasar os horários das turmas nas entradas e nos intervalos e atribuir uma sala a cada turma. Para tal ser possível, e de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros nº 53-D/2020, de 20 de julho, o 7º ano vai funcionar no próximo ano letivo, e excecionalmente, na EB Soure. Desta forma, é-nos permitido garantir logisticamente, na EB Soure e na EB/SMA, a segurança de cada um e de todos sem descurar a qualidade pedagógica ao serviço das aprendizagens.
Até breve. Até setembro, com a confiança de que tudo vai correr bem!
Recorda-se que é dever de todos cumprir as medidas de prevenção diária, dentro e fora do recinto escolar, e que são as que a seguir se apresentam:

• Utilizar máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula) e no percurso casa-escola-casa (especialmente quando utilizados transportes públicos), a partir do 2º ciclo do ensino básico.
  • Evitar tocar na parte da frente da máscara.
  • Ao entrar na escola e no jardim-de-infância, deve desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA).
  • Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos.
  • Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas.
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e lavar as mãos, com água e sabão, de seguida.
  • Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos.
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca.
  • Manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar.
  • Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores.

A prevenção (de cada um e de todos!) é a nossa proteção.