Exposição LER, “Ver” e “Observar de perto”

No período de 03 a 14 de dezembro a escola EB1-2 recebeu a exposição LER, «Ver» e «Observar de perto» composta por ilustrações de Sara Cunha, co autora do livro «Encrava-Línguas».
A exposição constituiu uma ferramenta adequada para suscitar e promover a educação literária e estética tendo sido explorada, em contexto curricular, no âmbito da disciplina de Educação Artística. A visita interativa à exposição proporcionou aos alunos uma utilização lúdica dos elementos básicos da comunicação: as palavras, os movimentos, os toques, os sons, os ritmos e as imagens e promoveu também momentos de partilha, aceitação e integração, uma vez que foi explorada em equipas formadas por alunos de diferentes turmas. Os alunos participaram ativamente na exploração das imagens, demonstraram muito interesse e entusiasmo nas diferentes etapas programadas e atingiram um dos objetivos da atividade: olhar e ver.
Na sequência desta atividade, a autora Sara Cunha visitou a escola e dinamizou várias sessões sobre o livro «Encrava-línguas» e sobre o seu trabalho como ilustradora. Os alunos participaram de forma interventiva nas sessões com leituras várias e com um momento musical ensaiado nas aulas de Educação Musical. No decurso das sessões foram também entregues os prémios do concurso de Marcadores de Leitura elaborados nas aulas de Educação Visual e de Língua Portuguesa.