António Mota encantou alunos e professores em Soure

No âmbito do mês internacional das Bibliotecas Escolares, no dia 30 de outubro de 2019, António Mota esteve na Biblioteca da Escola Básica de Soure e surpreendeu alunos e professores do 2º ciclo e foi também surpreendido pelos alunos.
A sessão, organizada e dinamizada pelos alunos dos 6.os A e B, começou com a apresentação de um PowerPoint por duas alunas do 6ºA, sobre a vida e obra do escritor, complementada por uma entrevista, realizada por outros dois alunos. Ficámos a saber que o escritor em pequeno nunca pensou ser escritor, porque achava que os escritores só tinham um olho como Camões, eram pessoas mortas, distantes e, mais tarde, pensou que eram pessoas ricas e que viviam todas em Lisboa. Se dissesse na sua aldeia que queria ser escritor, todos se teriam rido. Escreveu o seu primeiro livro com 18 anos, nos intervalos da hora do almoço, quando iniciou a sua carreira como professor do 1º Ciclo. Segredou-nos que este livro iria ser o último a ser publicado e que para se ser escritor é preciso muito trabalho. Inspiração para ele é somente “respirar”. Dos cerca de 95 livros publicados, o mais vendido foi “Pedro Alecrim” e o prémio que mais o marcou foi quando, numa visita ao IPO, uma menina doente lhe pediu para autografar um dos seus livros e António Mota escreveu que dentro de 10 anos a queria ver novamente. Um dia, numa visita a uma escola, a menina apareceu com o seu livro para cumprir o combinado…e aí a vida ganhou um novo significado! Durante a entrevista pudemos observar que António Mota encantou professores e cativou alunos com a sua história de vida.
Seguidamente, os alunos do 6ºA e alguns do 6ºB declamaram os poemas “Semeei no meu quintal”, “Se tu visses o que eu vi”, “Senhor polícia” e “Numa casa muito estranha” e quatro alunas do 6ºA cantaram um poema, escrito e musicado por elas, dedicado a este escritor. Para encerrar o encontro, António Mota autografou os livros comprados por alunos e professores. O que mais o surpreendeu foi os alunos terem comprado o seu último livro “No meio do nada”, um livro para adultos, para oferecerem aos pais.
António Mota surpreendeu-nos, deixando-nos com mais vontade de ler os seus livros, mesmo aqueles que não gostam de ler. E, assim, este objetivo primordial foi conseguido. E, no final, percebemos que só aprendemos quando participamos ativamente e nos envolvemos com entusiasmo e responsabilidade!

6.ºA e 6.ºB