“Amigos inseparáveis”

Lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’19”

No dia 24 de janeiro, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Soure, realizou-se o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’19”, organizada e dinamizada pela turma do 6ºA, que contou com a presença da diretora do nosso Agrupamento, do vereador da Câmara Municipal de Soure, da presidente da Ajudaris, de professores, assistentes operacionais da Escola Básica, pais, familiares e alunos.
Este projeto teve início no ano letivo anterior, com a criação de contos pelos alunos das turmas do 5ºA, 5ºB e 6ºC, tendo sido selecionada para publicação a história “Amigos inseparáveis” do 5ºA.
Este projeto, que começou na disciplina de português, depressa se estendeu à biblioteca da nossa escola, às disciplinas de educação musical, visual e tecnológica. Houve uma harmonia de conteúdos como se de amigos inseparáveis se tratasse.
O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. Os participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe é atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. As histórias postas à venda vão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
A história “Amigos inseparáveis”, depois de adaptada, foi lida por dois alunos e representada em teatro de sombras. O poema “Ter um amigo” de Leif Kristiansson, lido por duas alunas, e as músicas “Um amigo é um bem” (António Talefe) e “Eu gosto de ti” (Marisa Liz e Áurea) cantadas pela turma contribuíram para encher a sala de emoções e magia….
Esta apresentação deixou visivelmente emocionada a presidente da Ajudaris que subiu ao palco e contou a sua história, que é também a história da Ajudaris. Pela sua mão, todos os alunos receberam os certificados de participação neste projeto solidário. No final, decorreu uma sessão de autógrafos pelos nossos pequenos escritores.
Para os alunos, participar neste projeto foi um desafio de cidadania que abraçaram com entusiasmo, trabalho e responsabilidade. Ver o seu conto selecionado foi a primeira recompensa. Também se sentiram recompensados por poderem representar o agrupamento, por poderem partilhar a imaginação, a criatividade, a escrita, porque (alguns) sonham um dia ser escritores.

Ana Cotovio e Ângela Varela