Ensino Profissional de Soure na Europa – projeto Erasmus+ para o ensino e formação profissional

O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure (AEMAS), ao longo dos anos em que já desenvolve cursos profissionais tem-se deparado com a necessidade de melhorar a qualidade dos locais de estágio de formandos/as, promover a sua empregabilidade, melhorar o conhecimento de línguas de formandos/as e as competências técnicas e pedagógicas de formadores/as.
Para dar resposta a estas necessidades, entre dezembro de 2024 e maio de 2026, o AEMAS terá em funcionamento o projeto “Ensino Profissional de Soure na Europa”, financiado pelo programa Erasmus+, que prevê a realização de 30 mobilidades em 18 meses.
Realizar-se-ão 20 mobilidades de curta duração para formandos/as dos 2º e 3º anos dos vários cursos profissionais lecionados no Agrupamento; 5 mobilidades de longa duração para recém graduados/as e 5 mobilidades de jobshadowing para formadores/as.
Com este projeto pretendemos promover a inserção no mercado de trabalho de formandos/as aumentando em 6% a sua empregabilidade; melhorar as suas competências linguísticas elevando para 14 a classificação em língua estrangeira; diminuir em 50% a falta de assiduidade e a incidência de procedimentos disciplinares de formandos/as; melhorar as competências técnicas e pedagógicas de formadores/as e aumentar para 15% a rede de parceiros internacionais, no total de parceiros que o AEMAS dispõe.
Pretendemos que os/as formandos/as (aprendentes e graduados/as) desenvolvam as competências profissionais, linguísticas e para a empregabilidade (adaptabilidade, flexibilidade, autonomia, trabalho em equipa e gestão de conflitos); melhorem o seu CV e mais facilmente sejam integrados/as no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Pretendemos que os/as formadores/as desenvolvam as suas competências técnicas e pedagógicas e que o AEMAS aumente o número de parceiros internacionais nos seus projetos.