20 ª Festa do Cinema Francês

A Escola Martinho Árias marcou presença na 20ª Festa do Cinema Francês, que decorreu em Coimbra, de 15 a 19 de outubro, no Teatro Gil Vicente, em Coimbra, cumprindo assim a tradição de assistir a uma sessão cinematográfica em língua francesa.
“Belle et Sébastien”, do realizador Clovis Cornillac, foi o filme apresentado aos nossos alunos de francês do 7º, 8º e 9ºano, do terceiro ciclo, no dia 18 de outubro.
Uma forte relação de amizade entre um cão Belle e um rapaz de 12 anos, Sébastien, que vive na montanha com o seu avô, une estes protagonistas nas aventuras e peripécias vivenciadas numa belíssima paisagem natural, a que ninguém ficou indiferente.

Num clima de suspense constante ao longo do filme, Sébastien teve de se confrontar com um inimigo, Joseph, um suposto antigo dono de Belle, que pretendia recuperar a sua cadela com intenções maléficas. Norteado pelo desejo de proteger Belle do seu vilão, o jovem rapaz chega a correr risco de vida, aventurando-se no clima inóspito da montanha nevada. Mas, com a ajuda do avô e dos amigos, consegue salvar a sua cadela e três cachorrinhos das garras de Joseph, que sucumbe, pelas patas de Belle, na água gelada.
Com a partida do pai para a cidade, Sébastien tem de abandonar a montanha e o seu avô, contrariamente ao seu desejo, e abdicar da vida rural, levando, porém, o seu fiel companheiro e protetor, Belle.