E-MAIL ESCOLAS DE SOURE E-MAIL MIN-EDU DOCUMENTOS ESCOLAS DE SOURE PROF@RIAS MOODLE FACEBOOK
Destaque
Informação: Matrículas 2014/2015 do 1º Ciclo e Pré-Escolar

Informação: Matrículas 2014/2015 do 1º Ciclo e Pré-Escolar

De acordo com o Despacho n.º 5048-B/2013, o período de matrículas para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ano do CEB decorre entre 15 de Abril a 15 de Junho de ...

[Ler mais]

Provas e Exames Nacionais

Provas e Exames Nacionais

CALENDÁRIO DE EXAMES   Provas finais /a nível de escola e de equivalência à frequência para o 1º e 2º Ciclos.   Provas finais /a nível de escola e de equivalência à frequência ...

[Ler mais]

Plano Anual de Atividades
Rede de Bibliotecas de Soure

Informação: Matrículas 2014/2015 do 1º Ciclo e Pré-Escolar

11-Abr-2014 09:00

De acordo com o Despacho n.º 5048-B/2013, o período de matrículas para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ano do CEB decorre entre 15 de Abril a 15 de Junho de 2014.
Para saber mais informações sobre a documentação necessária apresentar, p.f. consulte os seguintes documentos:

pdf_download Matrículas – Pré-escolar 

pdf_download Matrículas – 1º Ano do CEB

Pais/EE: Entrega de Avaliações do 2º Período

11-Abr-2014 08:20

EB 1,2 DE SOURE

eb12entregaav2

ESMA

esmaentregaav2

Mother Nature Is Watching You

10-Abr-2014 14:32

Os alunos do 11º B elaboraram na disciplina de Inglês alguns folhetos em que dão conselhos práticos para que a relação entre o Homem e a Natureza seja sustentável e mais equilibrada. Aqui está o resultado desse trabalho.

II Minicongresso – Brincar Aos Cientistas

10-Abr-2014 14:28

EASTER na EB 1,2 de Soure

08-Abr-2014 11:53

01

Picture 1 of 21

Semana da Leitura 2014

08-Abr-2014 11:44

Relevando a comemoração dos 800 anos da língua portuguesa, a comunidade escolar organizou atividades que enalteceram o caráter dinâmico e popular da língua com que nos expressamos. Foi uma semana da leitura dinâmica, em que a articulação curricular se expressou nas várias iniciativas que decorreram nas diferentes escolas do agrupamento, na biblioteca municipal e na vila de Soure.
Na EB1/2 a abertura das festividades aconteceu com a proclamação (a mando de sua majestade a Língua Portuguesa) do momento histórico a festejar mediante uma dramatização em que o arauto real do passado se fez acompanhar de arautos populares, comummente designados pregoeiros (um ardina, uma peixeira e uma vendedora de fruta). Ao longo da semana os alunos foram convidados ainda a participar:
- na exposição de placards personificando diferentes vendedores. Estes cartazes permitiram aos alunos, enquanto modelos vivos, anunciar diferentes produtos através da aprendizagem de pregões populares ( atividade direcionada aos JI, 1º e 2º CEB);
- no périplo de alguns pregoeiros e pregoeiras pela vila de Soure que encheram as ruas de cor e frases, tantas vezes entoadas ao longo dos anos, os alunos do 2º CEB, caracterizados de acordo com diferentes profissões, reavivaram a tradição;
- no encontro com o escritor Miguel Babo, natural da Figueira da Foz. O autor dramatizou a sua obra, “ A história do rei Elias”, e, após debate com os alunos, foi surpreendido com o seu reconto pela turma do 4º H que nelas trabalhou, utilizando a técnica do Kamishibai. A atividade decorreu na biblioteca da EB1/2 e foi dirigida a alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade.
- na exposição “ Vou-te contar” ( caixas de lengalengas, cantilenas e adivinhas), mostra do trabalho de exploração da língua portuguesa realizado nos diferentes Jardins de Infância do Agrupamento de escolas de Soure;
- nos flash de leitura de textos do Romanceiro de Almeida Garrett: “ A bela Infanta” e “ A nau Catrineta”. (2ºCEB).
Na escola EB1 da Granja do Ulmeiro os professores encarnaram as personagens da obra “Nau Catrineta” e deram o mote para que no final do ano o texto seja dramatizado pelos alunos.

Na EB1 da Gesteira a Semana da Leitura associou também a comemoração do Dia do Pai. Os alunos apresentaram provérbios e pregões (vendedores de fruta, revistas e jornais, bolacha americana, água, carne vassouras, as lavadeiras, as peixeiras) e os pais participaram na leitura de histórias com os filhos. As atividades foram realizadas com bastante participação por parte dos pais e com muito empenho por parte dos alunos

Na escola 3/Sec. Martinho Árias a Semana da Leitura iniciou com a presença do escritor João Carlos Brito que dinamizou uma sessão sob o título “Em Português, nos (des)entendemos”, onde foi abordada a origem etimológica e etnográfica de diversos vocábulos e expressões, aliando o sentido pedagógico e didático à boa disposição e ao humor.

Os Pauliteiros de Vila Nova de Anços, grupo de folclore do concelho, cujas caraterísticas nos reportam a uma viagem da língua portuguesa por terras de Além-mar , deu o seu contributo com uma brilhante atuação dos mais pequeninos.

O coro da Universidade Sénior fez a sua primeira apresentação pública com um reportório que incluía textos de Camões e da tradição oral.
No âmbito da disciplina de Educação Artística (Oferta de Escola), os alunos apresentaram uma dramatização intitulada “Diacronia da Língua Portuguesa” que nos conduziu às origens e evolução da Língua Portuguesa, mostrando que a língua é uma construção do Homem ao longo do tempo e num espaço, sendo uma realidade dinâmica em constante mutação e enriquecimento.
Em articulação com a disciplina de Geografia foi estudado o espaço da Lusofonia, integrado na atividade “Conto e encanto” que abordou os costumes e tradições da comunidade dos países de língua portuguesa. A comunicação escrita e os documentos históricos foram explorados no âmbito da disciplina de História e da atividade “Escrita com História”. Os trabalhos elaborados pelos alunos foram enquadrados na exposição que se encontrava junto da Feira do Livro que decorreu no bloco B e que foi visitada pela maioria das turmas.
A magia da Leitura chegou à sala de professores e a algumas salas de aula pela voz dos alunos do curso de Educação e Formação de Adultos “Técnico de Vendas”, que apresentaram poesias de David Mourão-Ferreira, Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Miguel Torga e Fernando Pessoa, entre outros.
Na Biblioteca Municipal o Sábado na Biblioteca foi dedicado à poesia folclórica, os pregões e apresentada a obra “A nau Mentireta” de Luísa Ducla SOARES. O 2º e 3º períodos serão para celebrar a LÍNGUA e os seus textos mais antigos – Testamento de Afonso II (1214), considerado o primeiro documento escrito em Língua Portuguesa. Haverá momentos de PARTILHA entre a Língua, a Palavra escrita e dita, contada, declamada e cantada, numa redescoberta da biblioteca como local de excelência, onde, TODOS JUNTOS, exploramos a magia da LEITURA. Até ao final do ano letivo todas os alunos do JI e 1º CEB participarão na atividade de promoção da leitura “A falar é que a gente se entende …”.
Das atividades planificadas para assinalar os 8 séculos de Língua e Cultura Portuguesa ficou ainda em agenda, com data a definir posteriormente, a presença da equipa da académica na escola sede do Agrupamento, integrada na atividade “Desporto em Português”. Aguardamos que para além de algumas dicas sobre estratégias de jogo, partilhem com os alunos algumas estratégias de leitura…

Concurso De Fotografia – Mãos À Terra

08-Abr-2014 11:41

Como reconhecimento da contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu celebrar, em 2014, o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Neste contexto o tema do concurso de fotografia deste ano letivo, proposto pelo Clube Experimenta Ciência, foi subordinado ao tema : Mãos à terra. Concorreram alunos de várias turmas tendo sido entregues mais de trinta trabalhos. Em 1º lugar ficaram ex aequo as fotos “Cultivar legumes e… Relações!” de Inês Figueiredo, e a “Lutadora” de Inês Machado, ambas alunas do 12º A, o outro trabalho premiado foi “Vinhedo”, da autoria do aluno Dinis Mendes, do 12ºB.

1 - Lutadora, Inês Machado  2 - Cultivar legumes  3 - Vinhedo

10º C em viagem a Lisboa

08-Abr-2014 11:37

Nos dias 1 e 2 de Abril, os alunos da turma C do 10º ano foram em visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Filosofia, Geografia, Macs e Português. Os locais visitados foram, no primeiro dia, o Mosteiro dos Jerónimos, o museu Berardo, no CCB, e o Planetário, onde se assistiu a uma sessão. Antes da ida para a Pousada da Juventude, onde pernoitámos, ainda houve tempo, apesar da chuva, para um passeio na baixa pombalina. A noite, como se imagina, terá sido pouco dormida e com alguma diversão à mistura . . .No segundo dia, começámos pelo Jardim dos Poetas, em Oeiras, de seguida o porto de Lisboa e o INE. Nestes locais tivemos sessões bastante esclarecedoras sobre o trabalho lá desenvolvido. Na opinião dos alunos e dos professores, a visita foi muito boa e enriquecedora.

Espaço Multimédia

07-Abr-2014 00:37

Nos dias 3 e 4 de abril, decorreu o Espaço Multimédia na Escola Secundária Martinho Árias. Durante este evento, os alunos tiveram a possibilidade de assistirem, sala aberta, a exposições e demonstrações de ferramentas multimédia (de edição bitmap, vectorial e 3D, animação 2D e HTML5/CSS). Puderam ainda participar na atividade Multimedia Quest e usufruir de um espaço lúdico com jogos interativos e música.
Os anfitriões (os alunos das turmas 10.º E e 11.º C do Curso Profissional de Técnico Multimédia) estão de parabéns! Salienta-se o extraordinário trabalho desenvolvido por estes alunos que, para além de dinamizarem as atividades, auxiliaram na montagem da exposição e preparação da sala para o evento.

Como excelentes anfitriões que de facto foram, os alunos promoveram ainda, de forma espontânea, um baile que possibilitou um momento de boa disposição, descontração e de confraternização entre professores, alunos e funcionários.

Concurso Multimédia Quest: Classificação Final

06-Abr-2014 22:33
Classificação Equipa Resp. Certas Tempo (min.) Turma
1 DD 18 28 9ºD
2 Jeans 18 29 9ºD
3 Snickels 17 27 9ºD
4 Os 475 16 23 9ºD
5 As Divás 16 23 9ºD
6 As Indecisas 16 35 9ºC
7 Os Herois 16 38 9ªE
8 As Ameixas 15 34 9ºC
9 9ºB 15 38 9ºB
10 Power Girls 15 38 9ºE
11 Pedro & Viseu 15 44 9ºC
12 G.D 15 48 9ºA
13 Os Atrasados 14 26 9ºC
14 Sweet Girls 14 27 9ºA
15 J. T. 13 32 8ºB

Respostas às questões do concurso 

Panorama Theme by Themocracy