Construções em 3 D “Era uma vez… a vida… do passado ao presente”

A área temática abrangente que o Departamento Curricular da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure está a desenvolver ao longo do presente ano letivo: “Era uma vez… a vida… do passado ao presente”, permitiu em todos os Jardins de Infância do Agrupamento, numa dimensão integradora com todas as áreas de conteúdo, domínios e subdomínios das Orientações Curriculares, uma abordagem transversal de aprendizagem do conhecimento do mundo.
Durante o ano letivo em cada contexto de grupo/turma o percurso permitiu novas descobertas com utilização das mais variadas formas de expressão. Nesta viagem de construção do currículo foi proporcionada às crianças uma infinidade de atividades atrativas, partindo dos seus saberes e vivências, despertando o prazer de descobrir o passado em diversas dimensões: alimentação, habitação, vestuário, etc, contribuindo para a noção da evolução do homem, usos e costumes, em que os livros e as tecnologias de informação foram essenciais, assim com as visitas a locais de interesse histórico.
Os resultados visíveis nas produções expostas são importantes, todavia mais importante foram os processos que conduziram às aprendizagens.
Pretendeu-se com esta atividade promover em cada grupo/turma a elaboração de uma construção em 3D (3 dimensões) que representasse um tipo de “edificação “de uma era/época abordada no contexto.
Foi garantida a liberdade para que em cada grupo/turma se efetuasse a abordagem de modo diferenciado, com recurso a materiais e técnicas diversas e patente nas produções expostas na Biblioteca Municipal de Soure. Desta forma o Departamento da Educação Pré- Escolar pretende dar visibilidade ao processo de potenciação da curiosidade e ao desejo de aprender da criança, em que a realidade e a imaginação se enlaçam entre histórias, palavras divertidas, músicas e danças de outros tempos.

Junho de 2017