Visita de Estudo à Serra de Sicó

No dia 5 de fevereiro, as cinco turmas do 5º ano saíram da Escola Básica 1,2, pelas 9 horas da manhã, acompanhadas por algumas professoras, com o objetivo de visitarem a área de Sicó.
A primeira localidade a ser visitada foi Alcabideque, conhecida pela sua nascente de água.
O seu nome tem origem árabe, mas foram os romanos que privilegiaram o local, conduzindo as águas que ali nascem, através de um aqueduto, até Conímbriga.
Os alunos ouviram a explicação do Professor José Carlos Martins, vice presidente do Agrupamento das Escolas de Soure e compreenderam todo o trabalho que o processo implicava.
Depois de uma pequena refeição, continuaram a sua viagem, em direção ao Casmilo, pequena localidade que se situa em plena Serra de Sicó e que apresenta uns exemplares raros da estrutura cársica.
De ouvidos e olhos bem abertos, os 95 alunos compreenderam o valor que a água representa e como, desde sempre, foram estudados processos para a sua recolha, tal como as dolinas, para as pequenas culturas de chícharo e de tremoço que lá se realizam.
O Campo de Lapiás, repleto de pedras que a terra gera espontaneamente, é uma curiosidade geológica e intrigou toda a gente, pois constitui algo que não se encontra muito frequentemente. Ela é característica daquela zona.
As “Buracas do Casmilo” são uma curiosa formação rochosa, existente no concelho de Condeixa-a-Nova, em plena serra de Sicó. A paisagem cársica da zona é percorrida por correntes subterrâneas que deram origem a canhões e grutas. Com o desmoronamento das suas paredes, ficaram várias cavidades nas paredes do monte, que criam uma paisagem muito curiosa e interessante.”
O almoço decorreu no Centro Recreativo de Degracias, um espaço amplo que proporcionou um animado convívio entre alunos e professores.
Depois do almoço, visitou-se a Escarpa da Senhora da Estrela, um miradouro fantástico, que proporciona uma vista fabulosa de todo o vale.
A Nascente do rio Anços, com as suas águas cristalinas, fascinou todos os que a contemplavam, com os pequenos peixinhos que ali residem.
De volta à escola, todos contentes e mais conhecedores da zona onde residem, sonhavam com uma nova viagem.

A professora
Conceição Costa