Visita ao Lagar do Azeite “O Dentinho”

No dia 25 de janeiro fomos fazer visitar um Lagar de azeite e que tem um nome muito curioso “O Dentinho”. Este lagar fica situado no distrito de Coimbra, na freguesia da Lamarosa, no lugar de andazubre, a sua construção remonta ao ano de 1800; este espaço tem vindo sofrer transformações e atualizações, começando a nossa visita, pela antiga sala de laboração, totalmente conservada e presentemente transformada num pequeno museu, onde os nossos alunos puderam lanchar e apreciar ao mesmo tempo um espaço que conta a história do local. Depois continuamos a nossa visita percorrendo todos os espaços e que nos explicam muito bem o ciclo do Azeite, desde a recolha da azeitona, a lavagem, a trituração e moagem e é desta massa homogénea que após centrifugada e espremida se retira o delicioso líquido. Aliás, este é um Lagar muito especial porque se preocupa com a defesa do ambiente dado que não desperdiça nada, fazendo o tratamento das águas residuais encaminhando para uma ETAR, daí ser considerado um lagar ecológico.
No final ofereceram a cada um uma pequena garrafinha de azeite para que tivéssemos o privilégio e o prazer de provar o seu sabor.

Alunos da EB1 Marco de Samuel