Tomada de posição do Conselho Geral

Em reunião do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure (AEMAS), realizada no passado dia 25 de junho, os Conselheiros presentes foram unânimes em considerar o seguinte:

1. O ensino é presencial. Ensinar é um ato que não prescinde da proximidade, do contacto direto em que se tira partido de todos os sentidos. No ensino e na aprendizagem o contacto direto é imprescindível ao sucesso. Não existe Escola sem ensino presencial. Na aula presencial, o professor fala e coloca desafios; o aluno ouve e reage aos desafios. Tudo acontece em simultâneo. As reações dos alunos, a sua linguagem corporal, o brilho dos seus olhos são elementos-chave para o professor ajustar o ritmo da aula. Na proximidade física e emocional partilham-se afetos, critério fundamental de toda a aprendizagem.
  2. O ensino a distância, implementado devido à contingência provocada pela pandemia, foi o recurso encontrado para permitir ao Agrupamento continuar a cumprir com a sua missão e, assim, minimizar os prejuízos para os alunos e suas famílias.
  3. Os alunos, destinatários principais de toda esta mobilização de esforços e vontades, manifestaram, na sua maioria, um grande empenho na superação deste desafiante e surreal final de ano letivo.
  4. Os pais e encarregados de educação acompanharam as atividades letivas a distância dos seus educandos com enorme empenho e resiliência. O esforço das famílias em muito contribuiu para mitigar os efeitos menos desejáveis do afastamento físico da Escola.
  5. Os docentes tiveram que fazer um esforço suplementar (não poucas vezes recorrendo a recursos próprios) para implementar tanto o ensino a distância, como o regresso ao ensino presencial dos alunos dos 11.º e 12.º anos.
  6. Os diretores de turma e a equipa de monitorização de ensino a distância assumiram a importante função de ligação das famílias à escola atuando no sentido de não deixar nenhum aluno para trás.
  7. O pessoal não docente garantiu as condições de segurança e de operacionalidade que trouxeram a tranquilidade necessária para o funcionamento de todas atividades do AEMAS.
  8. A direção do AEMAS reagiu de forma extremamente rápida e eficaz à imposição da quarentena, implementando um sistema orientador de ensino a distância onde todos trabalharam coordenadamente segundo os mesmos princípios.
  9. A Câmara Municipal desenvolveu todos os esforços para que nenhum aluno fosse excluído deste sistema de ensino, afetando recursos humanos, técnicos e logísticos, o que foi fundamental para atenuar as desigualdades.
  10. Obviamente que nem tudo correu bem e que se verificaram problemas na operacionalização das atividades. Mas mesmo nesses momentos, a capacidade de adaptação e de superação de todos os intervenientes no ato educativo ajudou a ultrapassar as dificuldades. Tudo foi feito no sentido da promoção do sucesso educativo dos alunos.
    Pelo exposto, os Conselheiros reconhecem publicamente o importante papel que todos os referidos intervenientes tiveram durante este difícil período e manifestam a sua convicção de que todos estamos melhor preparados para enfrentar o futuro. E o futuro é já em setembro.