Projeto “Escola à mesa”

Depois de analisados os registos informáticos das vendas no bar da Escola 3/secundária Martinho Árias, a Equipa de Educação para a Saúde (Espaço J) verificou que, tendo em conta o número de alunos que frequentam a escola, há um número elevado de vendas semanais de refrigerantes, bolos e chocolates e um baixo consumo de leite, iogurtes, sumos naturais e fruta. Por outro lado, os inquéritos sobre frequência alimentar e sobre alimentos e bebidas mais consumidos no bar da escola, a que os alunos do 7º e 8º anos responderam em dezembro, mostraram a mesma tendência.
Assim, justifica-se a intervenção da Educação para a Saúde na nossa escola ao nível dos comportamentos alimentares, através do Projeto “Escola à mesa”, que tem por objetivos:

  • aumentar o conhecimento dos alunos sobre alimentação, particularmente sobre a influência na saúde do consumo de refrigerantes, sumos naturais, leite e iogurtes, bolos, chocolates, fruta e hortícolas e sobre a necessidade da toma de um pequeno almoço adequado;
  • aumentar o consumo de sumos naturais, leite, iogurtes, fruta e hortícolas;
  • diminuir o consumo de refrigerantes, bolos e chocolates;
  • aumentar o número de alunos que inclui no seu pequeno-almoço pelo menos um produto lácteo e um alimento que seja fonte de cereais não refinados.

Este projeto destina-se especialmente aos alunos do 7º e 8º anos, estendendo-se no entanto, através de algumas das atividades incluídas no projeto, a toda a comunidade educativa. O projeto é dinamizado pelo Espaço J e conta com a colaboração ativa das turmas B, C e F do 7ºano e das turmas E e F do 8ºano.
O projeto “Escola à mesa” teve início, em dezembro, com um questionário inicial de frequência alimentar para todas as turmas do 7º e 8º ano, a que se seguiu, em janeiro, uma palestra para as turmas do 7º e 8º anos que não vão estar diretamente envolvidas na dinamização do projeto. De fevereiro a maio, sob orientação do Espaço J e de mais alguns professores, decorrem atividades dinamizadas por algumas turmas (7ºB – Intervenção no bar da escola; 7ºC – Atividades interativas direcionadas aos alunos da escola; 7ºF – Atividades direcionadas para os Pais e Encarregados de Educação; 8ºE – Informação na página da escola; 8ºF – Decoração e informação no refeitório)
No final de maio será passado novo questionário de frequência alimentar aos alunos do 7º e 8º anos , sendo depois feita a avaliação do projeto e a divulgação dos resultados.