Projecto Borboletas

Os invertebrados e em particular os insetos, constituem o grupo de maior diversidade animal em número de espécies e biomassa. Dentro deste grupo, destacam-se as borboletas (ordem Lepidoptera), que desde sempre atraíram a atenção dos biólogos, profissionais e amadores, pela variedade de cores, formas e padrões das suas asas. É um grupo sistemático relativamente bem conhecido, quando comparado com outros grupos de insetos.
De acordo com os estudos mais recentes, estão descritas entre 146.000 a 165.000 espécies de borboletas espalhadas por vários tipos de habitats desde as regiões mais frias, passando pelas temperadas até à explosão da sua diversidade nas florestas tropicais. Admite-se no entanto estes números possam atingir as 500.000 espécies.
Em Portugal existem 135 espécies de borboletas diurnas e mais de 2500 borboletas noturnas. Este grupo de insetos ainda se encontra pouco estudado, pelo que todos os anos se descobrem espécies novas.
Foi iniciado neste ano letivo 2011/12 na Escola Básica de Simões, com a colaboração da Reserva Natural do Paul de Arzila, o ”Projeto Borboletas” que tem como objectivo final, a produção de um pequeno guia de identificação das borboletas identificadas na envolvência do espaço escolar.
Com esta atividade vai ser dada aos alunos da Escola Básica de Simões a oportunidade de aprender a identificar as borboletas que podem ser observadas nos arredores do seu meio escolar e a estudar e apreciar o seu ciclo de vida. Durante este ano letivo, serão organizadas diversas atividades que terão como objetivo final a construção de um pequeno guia de identificação das espécies mais comuns que encontraram em redor do espaço escolar.
A escolha deste projeto vai permitir num contexto de estudo e pesquisa associado a um trabalho prático desenvolvido no espaço escolar, envolver os alunos nesta temática, permitindo-lhes conhecerem a importância das borboletas, como é a sua metamorfose, como as identificar e sensibilizá-los para a sua proteção.
Este projecto que vai decorrer ao longo do ano lectivo, vai abordar em diferentes fases estes assuntos sobre a vida das borboletas:

• Introdução aos insectos
  • A biologia das borboletas
  • Predadores e parasitas
  • Migração
  • As borboletas e o Homem
  • Os biótopos das borboletas
  • A conservação das borboletas

O primeiro dia foi uma experiência maravilhosa! Todos os envolvidos observaram lagartas, casulos e borboletas e podem afirmar que, passaram a conhecer um pouco mais a forma de vida desses insectos.

[nggallery id=50]

Por Cidália Lourenço Lopes