Portas Abertas Ao Plurilinguismo!

No âmbito da comemoração do Dia Europeu Das Línguas, a Escola 3/ Secundária Martinho Árias abriu com sucesso as suas portas ao mundo mágico das línguas.

1

Um número significativo de alunos (mais de 500), desde crianças do pré-escolar a adolescentes dos diferentes níveis de aprendizagem, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Soure, participou de forma dinâmica e entusiástica numa multiplicidade de ateliês dinamizados pelas docentes da Universidade de Aveiro em colaboração com os professores da Escola, parceira no Projeto Europeu Miriadi. Nas diferentes salas engalanadas com bandeiras dos diferentes países, os alunos mergulharam no universo das línguas e das culturas do mundo, através de atividades didático-lúdicas, aprendendo palavras/conceitos novos e descobrindo, ao mesmo tempo, as similitudes existentes entre as diferentes línguas e a língua portuguesa, que
possibilitam a intercompreensão entre os povos, destronando a ideia estabelecida das “fronteiras linguísticas”. “Ritmos do Mundo e Sons das Línguas” e “Os três Porquinhos Falam Outras Línguas” para os mais pequenos; “Descobrir a Língua Árabe” e “Navegando pelo Japonês”, para um público mais crescido, foram alguns dos temas em que viajaram os alunos pela diversidade linguística, num clima de convivência, de partilha e entreajuda de saberes.

Para o êxito desta “viagem” no mundo das línguas, contribuiu toda a Comunidade Escolar, nomeadamente os docentes, que se envolveram ativa e empenhadamente na concretização desta iniciativa de grande dimensão, a qual foi muito apreciada pelos discentes.

As professoras responsáveis pelo projeto Miriadi