Por terras de Sicó

No âmbito do Projeto Curricular de Turma e das disciplinas de Geografia e História, no passado dia 18 de maio alguns alunos do oitavo ano, turma F, acompanhados dos encarregados de educação e/ou familiares, cinco professores do respetivo conselho de turma, realizaram uma visita de estudo ao concelho de Soure, com os seguintes objetivos:

• Conhecer o património cultural, religioso, ambiental e paisagístico do concelho;
  • Sensibilizar para a defesa e conservação do património;
  • Contribuir para a tomada de consciência da identidade e reforço da cidadania;
  • Articular e aplicar conhecimentos do âmbito de várias áreas curriculares;
  • Desenvolver o sentido de responsabilidade e o trabalho colaborativo;
  • Envolver os pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos.
  • Fomentar o espírito de grupo e o convívio entre professores, alunos e encarregados de educação;

A visita de estudo foi orientada pelo professor Dr. Carlos Silva.

Partiu-se da Câmara Municipal de Soure (que gentilmente facultou o transporte) por volta das 14.30 horas. O professor Dr. Carlos Silva iniciou a visita com uma breve introdução ao Território de Sicó. Foi visitado o castelo do Germanelo e várias dolinas (Quatro Lagoas e Senhora da Estrela). O grupo seguiu atentamente todas as explicações dadas pelo professor e pôde mergulhar numa atmosfera de um passado histórico do nosso país, riquíssimo do ponto de vista cultural e paisagístico.

Aproximando-se a hora do regresso, 17.30 horas, o grupo desfrutou de um variado lanche partilhado, no parque verde de Soure.

Os objetivos foram alcançados plenamente. Esta visita foi profícua na medida em que os alunos tomaram consciência da importância da conservação, da valorização e da divulgação do Território de Sicó nas perspetivas de sustentabilidade, ambiental, patrimonial e cultural.

Há a destacar a forma cívica como todo o grupo se comportou ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio.