Os imparáveis Bookpackers

O período de quarentena castrou a nossa liberdade de movimentos, mas não reprimiu a comunicação das  nossas ideias, nem conteve a nossa criatividade e a concretização dos nossos projetos educativos. Com o  confinamento, mergulhámos no mundo digital infinito de potencialidades. Em termos educativos, as nossas  atividades presenciais passaram a digitais; as discussões e debates, de écran para écran; o teor das nossas  conversas mudou e a necessidade de nos contactarmos tornou-se mais importante.

A COVID-19 forçou a quarentena, o isolamento físico dos nossos Bookpackers portugueses, mas a motivação, o empenho, a determinação e a cooperação no  desenvolvimento dos projetos continuaram incólumes. Efetivamente, ao  distanciamento físico correspondeu uma aproximação social com o  envolvimento dos nossos alunos nas diversas atividades propostas, como sejam,  a criação de posters motivacionais e de um e-book  (https://www.calameo.com/books/003629764dc5ad92f7d98) de poemas  acrósticos para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor em 23 de  abril último.

Capa do e-book elaborado

Para dar início ao ciclo de debates, convidámos os discentes a  visionarem com as suas famílias, o icónico filme “ A Lista de  Schindler”, como trabalho de preparação para a leitura do livro “The Girl in the Red Coat”, da autoria de Roma Ligocka, por forma  a que mais facilmente percecionassem a verdadeira dimensão e  o impacto da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto, retratados na  obra. Seguiu-se o respetivo debate via Zoom, em Português, orientado por um guião  previamente disponibilizado aos alunos, durante o qual se abordaram não só  questões históricas, mas também humanas e sociais, estabelecendo pontos comuns com a obra supracitada. Os doze discentes foram ainda desafiados a pesquisar  informação sobre o “Schindler Português” – Aristides de Sousa Mendes – e ainda a  visitar a sua residência (já restaurada) em Cabanas de Viriato, a apenas 1h de  distância. A este debate seguiu-se um outro, desta feita em Inglês, com base no mesmo guião, mas com os parceiros do projeto.

Antes do período da quarentena, a nossa opção era organizar debates online entre duas escolas. Desta  forma, teríamos não só grupos menos numerosos e, consequentemente, mais fáceis de trabalhar, mas todas  as escolas e respetivos alunos teriam oportunidade de intervir. Dado o prolongamento desta situação pandémica, adotámos uma metodologia diferente para os debates: depois de escolhido, lido e preparado  um conto, cada país parceiro participaria no debate com 2/3 alunos e, no máximo, 2 professores.

Tradicionalmente, esta modalidade discursiva segue uma estrutura comum, com diferentes partes,  permitindo aos participantes veicularem as suas opiniões, discutir o texto livremente e, de forma critica,  questionar e responder a questões enquanto desenvolvem as suas competências argumentativas e  linguísticas. Tal aconteceu na abordagem do primeiro conto, “The Stone Boy”, da autoria de Gina Berriault,  em que é relatada a história de um rapaz de 9 anos (Arnold) que, acidentalmente, mata o irmão mais velho  (Eugie), quando se dirigem para o jardim para apanhar ervilhas. Neste debate, contámos com a presença  dos nossos alunos Diana B. e Mariana G. Na análise e reflexão do conto, “The Gift of the Magi”, escrito por  O.Henry, e publicado em 1905, a nossa escola fez-se representar pelos alunos Catarina M. e Tomás R. Esta  obra remete-nos para o período do Natal e apresenta-nos Jim e Della Dillingham, um jovem casal, pobre,  sem dinheiro sequer para comprarem um presente…até decidirem vender o que têm de mais precioso para  poderem comprar uma prenda um para o outro. Por fim, no terceiro e último debate do ano dos  Bookpackers, discutiu-se o conto “The Last Command”, de Arthur C. Clark, publicado em 1965, durante o  período da denominada Guerra Fria: a então URSS tinha sido completamente dizimada em ataques nucleares  perpetrados pelos EUA. Existe, contudo, uma unidade de combate Russa em espaço…Não foi por acaso que  o último debate do nosso clube de leitura europeu abordou o futuro do nosso planeta: de forma geral,  prevalece a esperança de alcançar a paz mundial entre todos os europeus presentes, nomeadamente dos  nossos ilustres participantes, a saber: Vitória S., Francisco R. & Diogo N.

Findo o primeiro ano de atividades e, não obstante o cancelamento das mobilidades do programa  ERASMUS+ desde março, decorrente do estado de pandemia, o projeto prosseguiu com as suas atividades,  havendo ainda muito por realizar! Desse trabalho, fomos dando conta à comunidade educativa através da  página e do Facebook do Agrupamento.

Como beneficiários do programa supracitado, tiramos o máximo partido do mundo digital, da panóplia de estratégias e ferramentas da web 2.0 que  nos oferece, e contamos, assim que possível, recomeçar as nossas  mobilidades para complementar estes debates virtuais com interações  presenciais. Entretanto, elaboramos e disponibilizamos diversos materiais didáticos em https://bookpackers.wixsite.com/readingclub que esperamos serem úteis a tod@s @s que  pretendam usar os nossos recursos em contexto de sala de aula.  Concluímos com o balanço dos nossos jovens Bookpackers…palavras para quê?

Alexandra Duarte c/ Fernanda Ladeira