O mundo encantado do cinema francês!

2Como é de tradição, os alunos de Francês do 3º ciclo estiveram presentes na 15ª Festa do Cinema Francês, em Coimbra, promovida pela Embaixada de França, o Instituto Francês de Portugal, em parceria com a Alliance Française.
Desta vez, coube ao cineasta Laurent Tirard levar os nossos alunos até ao universo das férias do protagonista dos livros de René Goscinny e de Jean –Jacques Sempé- Nicolas, encarnado , neste filme pelo jovem ator, Mathéo Boisselier.
Inspirado na obra “ Les Vacances du Petit Nicolas”, o realizador francês agraciou-nos com momentos hilariantes e de grande ternura, em que os valores como a amizade, a fraternidade e o amor faziam parte das vivências das personagens, que se encontravam de férias no “Hotel Beau –Rivage”, junto à praia. Tal como num postal de férias, o público da plateia do TAGV assistiu, encantado, ao desfile das figuras emblemáticas de veraneantes, num décor colorido e tranquilo de férias.
Em relação ao filme, Laurent Tirard explica: «Il y a plusieurs histoires qui se déroulent en même temps, parce que les vacances c’est aussi le temps perdu et le temps des rencontres et des amourettes.» (Há várias histórias que se desenrolam ao mesmo tempo, porque as férias são também o tempo perdido e o tempo dos encontros e das paixonetas”)