O gosto pelas leituras e pelas águas termais

No presente ano letivo, a aplicação do referencial “Aprender com a Biblioteca escolar” foi desenvolvido na turma do 3º ano da Escola Básica de Soure em interacção com os conteúdos curriculares do Estudo do Meio, especificamente com o tema “À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade – O turismo no meio local”.
Neste âmbito, no dia 14 de junho os 28 alunos do 3º ano realizaram uma visita de estudo ao Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho. Esta estrutura hoteleira localiza-se numa região reconhecida, há mais de um século, pelas potencialidades terapêuticas das suas águas termais. Para os alunos, após o trabalho nas áreas de literacia de leitura, da informação e dos media com pesquisas e estudos sobre o tema, concretizou-se mais um objetivo: observar in loco e usufruir do bem-estar físico e psíquico que as águas termais podem proporcionar.
Foi um dia de sonho. Todos voltaram à escola com a pele macia e relaxados. Estas águas são cloretadas, e têm propriedades que atuam de modo curativo em problemas de pele, respiratórios e intestinais. A piscina dinâmica deste Hotel produziu ainda, um enorme efeito relaxante no grupo, experiência que conheciam apenas da leitura.
– Que bom poder ter usufruído e conhecer um local onde se faz SPA! – afirmaram os alunos.
Descobriram também que a sigla “SPA” significa “Saúde Pela Água” e provém do tempo dos romanos e do latim, “Sanum Per Áqua”.
Os alunos do 3º ano, as professoras Ângela Varela, Fernanda Rodrigues e Olímpia Coutinho agradecem a possibilidade desta experiência à Gerência do Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho pela disponibilidade, gentileza e simpatia e à Câmara Municipal Soure pelo esforço, disponibilidade e presença. Fizeram as nossas crianças felizes! Elas voltarão ao Bicanho…, e não deixarão de levar consigo um livro, assim o esperamos!