José Saramago para os mais Novos

No passado dia 31 de Maio, o Agrupamento de Escolas de Soure recebeu na Biblioteca da EB1-2 um formador da Fundação José Saramago que dinamizou um ateliê baseado no livro e no filme A Maior Flor do Mundo.
Sérgio Letria, começou por falar do escritor aos alunos de 5º e 6ºanos. Estes embora não tivessem muitos conhecimentos do Nobel da Literatura, já conheciam alguns dos títulos mais mediáticos do autor. Seguiu-se a leitura da história e a visualização do filme de animação baseado na obra “A Maior Flor do Mundo, narrado pelo autor em língua portuguesa.
Saramago assumindo que não sabia escrever histórias para crianças, nas últimas páginas do seu único livro infantil, deixou perceber que gostaria que outros contassem, “de outra maneira”, a história que ali narrara. Esse foi o desafio assumido pelas turmas do 2º ciclo da EB1-2 que, com a colaboração das professoras de Educação Visual e Tecnológica, desenvolveram, ao longo do 2º período, um trabalho artístico que tem como objectivos representar a “Maior Flor do Mundo” no concelho de Soure e contribuir para a divulgação desta obra, promovendo o livro e a leitura. O trabalho colectivo, elaborado a partir da reutilização de materiais recicláveis, encontra-se exposto no espaço exterior da escola.

Rede de Bibliotecas de Soure