Haja Luz na escola

anodaluzA 25 de novembro de 2013, na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamado 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015).
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa global que pretende mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. Trata-se de uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar à escala global.
A escolha do tema luz para o AIL2015 e sua pertinência no mundo atual é clara em diversas dimensões. A ciência e aplicações da luz criaram tecnologias revolucionárias que possuem um efeito direto na melhoria da qualidade de vida a nível mundial. A tecnologia baseada na luz é o maior motor económico da atualidade. As suas aplicações na saúde, comunicação, economia, ambiente e sociedade são exemplos da abrangência deste tema e o seu potencial educativo apresenta ligações com todas as áreas do conhecimento! A proclamação do AIL2015 é uma oportunidade única para a coordenação internacional de atividades educativas e para a promoção de novas iniciativas que ofereçam suporte ao potencial revolucionário das tecnologias da luz.
A luz desempenha um papel vital no nosso dia-a-dia e é uma disciplina transversal dominante das ciências no século XXI. Ela revolucionou a medicina e possibilitou a comunicação internacional via Internet; é tema central para ligação entre os aspetos culturais, económicos e políticos da sociedade global.

In http://ail2015.org/index.php/ail2015/

Foi neste contexto que surgiu a ideia de desafiar alguns alunos desta escola, mais concretamente o 8ºA, para atividades práticas que não só explicassem os fenómenos da Luz, mas também realçassem a sua importância na nossa vida quotidiana ao mesmo tempo que promovíamos o envolvimento dos jovens na ciência. Integrado nos conteúdos da disciplina de Físico-Química, a docente produziu um curto filme com os alunos desta turma demonstrando os fenómenos óticos da reflexão e refração da luz. Posteriormente, em articulação com a professora de Inglês, este mesmo filme foi legendado nesta língua estrangeira.
Ouçam em Português e/ou leiam em Inglês:

Assim se faz Luz na Escola Sec / 3 Martinho Árias – Soure.
Desejamos a todos um ótimo período de interrupção letiva e muita Luz na nossa escola para iluminar o nosso caminho no próximo ano letivo. Boas Férias!

Professoras Alexandra Duarte & Nélia Matos