Famílias linguísticas e línguas em família

Dia_das_Línguas_2015No âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas, a Escola 3/Secundária Martinho Árias, parceira no Projeto Europeu Miriadi, promoveu com sucesso práticas pedagógicas plurilingues, estimuladoras da habilidade de usar línguas em contexto de comunicação intercultural.
Cerca de 400 alunos, desde crianças do ensino pré-escolar a adolescentes dos diferentes níveis de aprendizagem, participaram de forma entusiástica numa panóplia de ateliês dinamizados pelas docentes da escola, em colaboração com docentes da Universidade de Aveiro, do Departamento de Educação, do Departamento de Línguas e do Instituto Confúcio.
Dirigidos a alunos do ensino regular e profissional, os ateliês sensibilizaram não só para a abertura ao diálogo intercultural com o Outro, como também para o desenvolvimento de atitudes positivas face à diversidade linguística e cultural e funcionaram como uma rampa de lançamento para um mundo cada vez mais global.
Num ambiente de aprendizagem de algumas línguas vivas, as diferentes famílias linguísticas conviveram em “harmonia familiar”, construindo pontes entre as línguas, abrindo horizontes linguísticos e culturais. “Ritmos do Mundo e Sons das Línguas” e “A lebre e a tartaruga” para os mais pequenos; “ Descobrir a Língua Árabe”, “Chinês – língua mágica” e “Vamos aprender um pouco de italiano” para um público mais crescido, foram alguns dos temas abordados.

???????????????????????????????????????????????????????