ESMA à Descoberta de Paris

No dia 5 de Março, um grupo de 34 alunos dos7º, 8º, 9ºanos e do CEF-SM partiu da Escola 3 / Sec Martinho Árias à descoberta da capital francesa, no âmbito de um projecto dinamizado pelas Professoras de Francês daquela instituição, com a colaboração da Assistente de Língua.
Ao longo da semana, os alunos tiveram o privilégio de apreciar in loco a cultura e a civilização francesas, conhecidas, até ao momento, através dos livros e do multimédia. Esta iniciativa proporcionou-lhes momentos singulares de contacto com uma realidade europeia diferente da nossa e, por isso, enriquecedores em termos de formação integral do aluno. A Catedral de Notre-Dame, a Torre Eiffel, o Museu do Louvre a Basílica do Sacré-Coeur foram alguns dos monumentos emblemáticos da cidade-luz que encantaram e emocionaram aqueles jovens estudantes de Soure. No passeio nocturno pelo rio Sena, a bordo do Bateau-Mouche, o grupo circundou a famosa Île de La Cité, berço da cidade de Paris, contemplando a beleza arquitectónica do património cultural francês. Ao longo das avenidas, nomeadamente a famosa Champs Elysées, os alunos conviveram com o quotidiano dos franceses. O Palácio de Luís XIV, em Versalhes, levou-os também aos costumes da Corte francesa e à beleza dos jardins de André Le Nôtre. Associando a componente cultural à lúdica, a Disneylândia de Paris e o Futuroscope, em Poitiers foram palcos de sensações fortes e inesquecíveis proporcionadas pelas novas tecnologias.
Este projecto, que contou com a colaboração de toda a Comunidade Escolar e Educativa, nomeadamente das Entidades Públicas e Privadas, às quais reiteramos os nossos agradecimentos, representa, sem dúvida alguma, uma mais-valia para os aprendentes da língua francesa.

As professoras de Francês