Eco-Logic esteve em Vólos – Grécia

Por Tomás

Entre o dia 21 de fevereiro e o dia 1 de março de 2020, cinco alunos e duas professoras estiveram na Grécia no âmbito do projeto Eco-Logic do programa Erasmus+.
O projeto consiste na identificação de problemas ambientais a nível local e na sensibilização da comunidade educativa para a proteção ambiental através de atividades artísticas.
No projeto estão envolvidos os seguintes países: Dinamarca, Grécia, Itália, Lituânia e Portugal. Uma vez que já foram efetuadas as mobilidades para Grécia, para Portugal só faltam as que estão previstas para a Lituânia, Dinamarca e Itália. Os Portugueses ficaram alojados em casas de famílias de alunos da escola de Volos onde foram muito bem recebidos, tiveram a oportunidade de conviver e de conhecer os seus hábitos quotidianos.
Os alunos estiveram em Volos no 5th gymnasium of Volos onde fizeram a apresentação do país, da região e da escola. Realizaram ainda atividades artísticas relacionadas com o ambiente, uma delas teve por base a identificação e representação gráfica de aspetos ambientais positivos e negativos de Portugal. Assistiram, no teatro municipal, a uma dramatização sobre ambiente dinamizada pelos alunos de Volos. Dentro do mesmo tema, visitaram Metéora onde ficaram a conhecer a sua história e a sua formação geológica. Aqui, salienta-se a visita a dois mosteiros, o Mosteiro Varlaam Monastery que é o segundo maior mosteiro de Meteora e o mosteiro Agios Stefanos, com mais de 520 metros de altura, é um dos poucos mosteiros femininos de Meteora. Efetuaram também uma visita a um centro ecológico de Makrinitsa, “varanda do Monte Pelion”, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão sobre a flora e história da região.
Outro local emblemático visitado foi o Lake Karla e o seu museu. A 28 km de Volos, localizado na parte nordeste da planície da Tessália numa área agrícola, ainda se produzem cereais, algodão e vegetais. Em 2004, foi declarado Parque Nacional, tendo sido recriada a paisagem original outrora existente.
As visitas estenderam-se por alguns pontos turísticos da cidade: St. Nicholas Metropolitan Cathedral, Argonafton – Avenida Argonautas, Nau Argo símbolo de Vólos, Parque Anavros, Parque Agiou Konstantinou, Universidade de Thessaly, as famosas tsipouradika, a estação do caminho de ferro, entre outros, e ainda foram recebidos na câmara municipal.
O objetivo foi alcançado e os alunos ficaram mais sensibilizados para as questões relacionadas com o ambiente.