Concurso Plurilingue

Este ano letivo decorreu o I Concurso Plurilingue na última semana do segundo período letivo. O referido concurso, dinamizado pelo Departamento de Línguas, é uma atividade da escola destinada a todos os alunos do terceiro ciclo.
O concurso surge no âmbito do desenvolvimento da competência plurilingue dos discentes e procura a um tempo promover o convívio entre os elementos da Comunidade Escolar e a outro incentivar o contacto com as línguas aprendidas ou não em contexto escolar.
Trata-se de um concurso que engloba questões de cultura geral nas cinco línguas visadas, a saber: cultura portuguesa, cultura espanhola, cultura francesa, cultura italiana e cultura inglesa; uma prova de audição; uma prova com provérbios; uma prova com spots publicitários, uma de texto lacunar e outra mais complexa de dramatização de uma das situações fornecidas, na língua estrangeira à escolha. Nesta prova os alunos podem solicitar a colaboração dos colegas de turma que, não pertencendo à equipa, estejam no público a assistir. Da parte da manhã tiveram lugar as provas do 7º e do 8º ano de escolaridade e de tarde as do 9º ano. No início das provas da manhã houve espaço para um agradável momento musical, dinamizado por um grupo de alunas do 9º ano de escolaridade e precisamente antes das provas da parte da tarde, um conjunto de dezasseis docentes, de diversas áreas disciplinares, proporcionou a todos os presentes um momento único de convívio salutar que constou na dramatização das três situações que a seguir se enunciam.

A família Costa encontra-se no aeroporto Internacional Marco Polo, em Itália, a fazer o check-in. Os cinco membros foram passar o Natal com o João, que está em Erasmus, na IUAV, (faculdade de Arquitetura de Veneza).

As irmãs Silva estão de visita a Barcelona. Acabadas de chegar à cidade, as três irmãs dirigem-se a uma central de táxis. Uma taxista oferece-se para fazer o Tour pela cidade, porém as irmãs apenas pretendem encontrar o posto de turismo mais próximo.

Em Paris a família Coelho decide aproveitar “os últimos cartuchos” na famosa Ville Lumière. Um jantar romântico e bilhetes para a ópera fazem parte do programa para a última noite na cidade. É no “L’Ambroisie”, provavelmente um dos melhores restaurantes de França, recomendado pelo Guia Michelin, que a família vai provar a requintada cozinha francesa. A dramatização das três situações promoveu a valorização da aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto formal e informal. Tendo em conta a atual necessidade de “Valorização cá dentro para ir lá para fora”, quer em contexto de frequência de ERASMUS, quer em situação profissional, a abertura ao Outro e a intercompreensão são indubitavelmente uma mais valia.

As equipas, constituídas por quatro elementos, participaram de forma entusiástica nas diferentes provas num clima de cooperação, em que a dinâmica de grupo e o espírito de equipa se fizeram sentir.
O Júri composto, de acordo com o regulamente do concurso, por elementos da Direção, pela Coordenadora do Departamento de Línguas, por um aluno de uma turma que não estivesse a concorrer, por um assistente operacional e por um representante da Associação de Pais apreciou, na generalidade, a iniciativa levada a cabo e louvou o empenho dos discentes.
Num total de dezasseis turmas inscritas, os sessenta e quatro alunos do ensino básico participantes manifestaram nas fichas de avaliação do concurso, preenchidas no final de cada sessão, vontade em repetir este tipo de atividade e apresentaram sugestões que serão tidas em consideração numa próxima edição do concurso.

Por Margarida Carrington de Lemos