Alunos da Escola 3/S. Martinho Árias visitam o Palácio Nacional de Mafra

1O romance de José Saramago, “Memorial do Convento”, motivou, mais uma vez, a realização de uma visita de estudo a Mafra, no dia 1 de dezembro, com a participação dos alunos do 12 o ano, turmas A, B, C e D.
Esta atividade, concretizada no âmbito da disciplina de Português, integrou um espetáculo de teatro – “Leitura encenada do Memorial do Convento”, adaptação do romance homónimo de José Saramago, e uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra.
O espectáculo teatral iniciou-se com uma instalação multimédia, intitulada “A vontade de Voar” (“The will to fly”), que, através de sons, imagens e cores que podem ser influenciados pelo visitante recorrendo a sensores, pretende proporcionar a experimentação da sensação do eterno sonho de voar. Em seguida, os alunos assistiram à adaptação dramatúrgica do romance de Saramago que apresenta momentos essenciais de Memorial do
Convento através da relação dinâmica de cinco atores que dão vida a dezassete personagens.
À tarde, foi realizada uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra, intitulada – “Memorial do Convento – Uma integração histórica”, durante a qual os participantes tiveram oportunidade de escutar uma nova leitura deste monumento e percorreram os espaços mais importantes referidos por Saramago no seu romance.
Antes do regresso a Soure, não foram esquecidos pelos mais gulosos, os fradinhos, deliciosos pastéis de amêndoa e feijão, da doçaria conventual local.

As Professoras Responsáveis:
Andrelina Moreira, Glória Aleixo, Gracinda Henriques, Luísa Pereirinha e Margarida Marques