A horta pedagógica da EB1.2 de Soure

Ao fazer o balanço do ano lectivo que agora termina, não podíamos deixar de relembrar o trabalho dos petizes agricultores do 3º F e G que, auxiliados pelos respectivos professores, se envolveram, com entusiasmo, na actividade “Vamos fazer uma horta” na nossa escola.
A ideia de criar esta horta nasceu espontaneamente, quando em contexto de sala de aula era trabalhada a unidade “Seres vivos do ambiente próximo”. Rapidamente a ideia se poderia tornar realidade, uma vez que junto do bloco do bar dos alunos da Escola, estavam dois canteiros abandonados. A concepção do projecto gerou nos alunos um grande entusiasmo que seria imperdoável não concretizar.
Então, no início do mês de Março, professores e alunos meteram mãos à obra, limpou-se o espaço, encheram-se os canteiros de terra arável e seleccionaram-se os produtos.
Passada uma semana deu-se início à plantação de algumas hortícolas.
Com a ajuda de um sacho, de uma enxada, baldes e um regador, a terra foi preparada… Tomateiros, pimenteiros, alfaces, couves, espinafres, salsa, sarpão, foram plantados com a ajuda dos alunos e da técnica auxiliar D. Branca Tavares. Foi uma experiência enriquecedora para os alunos não só pelo sentido de responsabilidade na preservação do espaço, mas sobretudo pela partilha de experiências e pela valorização de uma actividade com a qual, a maioria, convive quotidianamente.
Agora, é esperar pela próxima Primavera para dar continuidade à actividade e intensificar a produção de vegetais 100% biológicos.

3.º Ano da EB1.2 de Soure, 2010-2011
António Joaquim & Maria Marques