Ridendo castigat mores – o humor perspicaz na sátira social

Ridendo castigat mores, expressão latina citada em estudos sobre Gil Vicente, está estreitamente relacionada à utilização do humor como ferramenta de intervenção e crítica social. Na obra Auto da Barca do Inferno, abordada no 9º ano, o dramaturgo recorre ao cómico para, através dele, fazer a crítica moral de tipos e grupos sociais.
Foi no Teatro Sá da Bandeira, localizado na zona histórica do Porto, que um grupo de alunos do 9º ano, acompanhado pelas respetivas professoras de português, assistiu à representação do Auto, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina.
De seguida, e num percurso pedonal pelo Centro Histórico, foi-lhes apresentada a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e os painéis de azulejo da Estação de São Bento.
A visita guiada ao Museu Interativo e Parque Temático World of Discoveries, dedicado aos Descobrimentos portugueses, permitiu “Entrar na Aventura que mudou o Mundo”. Instrumentos utilizados pelos navegadores revelando pormenores sobre os navegadores e as viagens estão ao dispor do visitante, tal como se pode comprovar no vídeo.