Projetos eTwinning no Agrupamento de Escolas de Soure (3)

Entre os projetos eTwinning desenvolvidos no nosso agrupamento, queremos agora dar a conhecer à comunidade educativa o projeto “eTwinneros viajeros”, dinamizado na disciplina de Espanhol, o qual ambiciosamente, uniu e aproximou alunos de quatro escolas europeias de Espanha, Portugal, Itália e França.
Através de diversas atividades dinamizadas na plataforma eTwinning, professores e alunos usaram a língua espanhola para trabalhar de forma colaborativa, englobando os conteúdos programáticos da disciplina e abrindo a sala de aula à Europa. Comunicar e partilhar gostos, conhecimentos linguísticos e culturais foram alguns dos objetivos alcançados à medida que iam descobrindo o património cultural das cidades de Roma, Orihuela (Alicante), Castelnau de Médoc e Soure, em Itália, Espanha, França e Portugal, respetivamente.

Desde o início do projeto, foram sendo cumpridas diversas etapas, desde a elaboração de pequenos vídeos de apresentação individual; propostas de nomes para o projeto e votação online; envio e troca de postais de Natal; um encontro virtual através de um fórum; pesquisa de informações e elaboração de retos sobre o património material e imaterial de cada país.

De referir ainda que o uso consciente das TIC e a utilização de ferramentas pedagógicas como o “padlet”, o “muro digital”, o “Google forms”, o “Kahoot”, “Tricider”, “Genial.ly” e o “Flipsnack” têm permitido diversificar as práticas pedagógicas e motivar os alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira, sem esquecer o alargar dos seus horizontes culturais e o seu crescimento como cidadãos europeus.

As professoras eTwinners,
Alexandra Duarte, Ana Cotovio & Sílvia Ramalho