Projetos eTwinning no Agrupamento de Escolas de Soure (1)

No âmbito do envolvimento da nossa escola no programa eTwinning – a comunidade de escolas da Europa
– no ano letivo 2018/2019, o nosso agrupamento tem 4 projetos em curso. A saber:

• “Let’s create the biggest Reading club in Europe” – um projeto que visa incentivar a leitura, seja na língua materna ou em Língua Estrangeira;
  • “Embracing Languages” – projeto com base na partilha de ideias e experiências das escolas parceiras quanto à(s) estratégias(s) para abraçar a diversidade linguística e cultural existente nas nossas salas de aula;
  • “eTwinneros viajeros” – projeto que visa permitir aos alunos aplicar conhecimentos básicos de comunicação em língua espanhola e desenvolver competências específicas relativas ao domínio da escrita e da oralidade. Este intercâmbio linguístico tem também uma componente cultural com a partilha de informações relativas ao património monumental e imaterial de cada localidade de que são provenientes os diferentes alunos deste projeto.
    “Escrita Criativa” – projeto iniciado em 2017/2018 e desenvolvido na disciplina de Português, em parceria com a Escola do 1º ciclo de Casal de Comba – Mealhada. Os alunos escrevem poemas de acordo com diferentes temáticas ou conteúdos gramaticais, lançando o mesmo desafio aos parceiros eTwinners e vice-versa.

»»»»»»»»»» ««««««««««

No caso do projeto “Let’s create the biggest Reading club in Europe”, durante o primeiro período, os alunos de Inglês do 7ºE, 9ºs A, B, C e D, e de Espanhol do 10ºC, leram e debateram a obra “O Deus das Moscas” (Lord of the Flies na versão original), do autor premiado William Golding. Assim, além do ato de ler, em formato digital ou versão impressa, os nossos alunos participaram em sessões de partilha de
opiniões sobre a obra em língua espanhola, para além da realização, em língua inglesa, de sessões de chat com colegas da escola Turca e de debates, realizados por turma, contando inclusive, em alguns casos, com a honrosa presença de Encarregados de Educação.

Na sequência destes debates foram produzidos vídeos entretanto divulgados na área dedicada ao projeto (o denominado twinspace) e, para a interrupção letiva do Natal, os alunos foram desafiados a criar marcadores de livros, com materiais reutilizados, eventualmente recorrendo a contributos familiares. O envolvimento dos alunos e de alguns Encarregados de Educação foi de tal forma que os marcadores estiveram expostos na escola e foram depois enviados para as nossas escolas parceiras em Espanha, Itália e Turquia.

Em janeiro último, foi votada a segundo obra, desta feita “O Rapaz no Cimo da Montanha” (The Boy at the Top of the Mountain), do famoso escritor Irlandês John Boyne. Tendo muitos alunos começado a leitura deste título de imediato, lançámos novo desafio que foi a leitura em voz alta de excertos significativos da obra, por um lado, para aguçar a vontade de ler esta obra juvenil de 2016, e, por outro, como forma de celebrar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Também a adesão a esta iniciativa foi excelente com ficheiros áudio e vídeo em Português, Espanhol, Inglês, Francês e Russo, compilados e partilhados no já referido twinspace.
Seguem-se novos debates, agendados para finais de março, mas disso daremos conta numa outra
oportunidade.

As professoras eTwinners,