Apadrinhamento de cegonhas e a sua devolução à natureza

No dia 29 de novembro de 2018, pelas 12.30 horas, assistiu-se na Escola Básica de Soure a uma devolução à natureza de duas cegonhas brancas. Esta iniciativa foi dinamizada pela GNR do Ambiente, CEPNA de Montemor-o-Velho e ICNF, na pessoa do agente Carlos Luís – representante dos Encarregados de Educação do 5º E, do presidente do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) – Dr. João Branco e ainda a colaboração da disciplina de Ciências Naturais, mais precisamente, da professora Isabel Mateus.
As duas cegonhas ficaram feridas em consequência da tempestade Leslie e foram encaminhadas para o CERVAS. Depois de recuperarem, foram apadrinhadas pelos alunos do 5º ano, com os nomes de Martinho e Luna, tendo sido devolvidas à natureza na presença dos elementos da comunidade educativa.

Após a libertação das cegonhas foram realizadas duas oficinas sobre fauna selvagem com turmas do 5º ano, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos alunos da Escola de Soure sobre as espécies autóctones da região e respetivos problemas de conservação.
Os discentes demonstraram grande entusiasmo, curiosidade e interesse por esta atividade.