25 de abril de 1974

“Um sonho chamado abril”, na voz de um protagonista de palmo e meio, foi levado à cena no salão nobre da Câmara Municipal de Soure.
João Pimentel, aluno do 9º ano, contracenou com Catarina Coimbra e Filipe Nunes, ambos alunos do Curso de Línguas e Humanidades.
“Ainda assisti, ainda assisti à morte deste maldito meio século de opressão imbecil” foi uma das frases proferidas pelo protagonista emocionado. Antes de morrer, sente uma grande felicidade e congratula-se por ter assistido a um dos mais belos momentos da História deste povo onde os militares fazem revoluções em prol da democracia e da liberdade.
A adaptação do texto de José Gomes Ferreira “O poeta Militante III – Viagem do Século vinte em Mim”, versa sobre o que o próprio autor denominou de “militância poética, mais do que outra coisa”.
Foi ao som de baladas de José Afonso, interpretadas por Gustavo Morgado, aluno do Curso Técnico de Manutenção Industrial/eletromecânica, que “a queda do poder na rua” foi revisitada.
Na memória destes jovens, a revolução dos cravos permanecerá viva, e não os fará esquecer dos seus sonhos e dos seus projetos de vida.
O Clube Art’ Vícios, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure agradece o convite feito pela Câmara Municipal de Soure para participar na celebração desta efeméride.