Contar, cantar e encantar com palavras do mundo

Este livro foi realizado em parceria com o jardim de Infância de Soure, sala da educadora Maria de Lurdes de Figueiredo e as respetivas famílias das crianças que frequentam esta sala. Sendo no presente ano letivo a temática aglutinadora do Departamento de Educação Pré Escolar dos jardins de Infância deste Agrupamento de Escolas – “Contar, cantar e encantar com palavras do mundo”, a educadora em reunião de pais propôs que cada família viesse ao Jardim de Infância falar de um país que tivesse visitado, das características mais importantes que o caracterizam, sendo que estas fossem apelativas relativamente à faixa etária do grupo. Posteriormente, em contexto familiar, cada família faria uma história real ou fictícia sobre o país que tinha abordado. A organização e encadernação ficariam a cargo do Jardim de Infância. Foi definido a qualidade do papel e tamanho a utilizar, o tipo de letra, tamanho e espaçamento; para que todas as histórias fossem uniformes quanto ao seu aspeto gráfico. Os pais/encarregados de educação abraçaram esta iniciativa e desempenharam-na brilhantemente. Cada família fez uma abordagem muito pessoal, sendo que todos tiveram em conta objetivos adequados para que as crianças pudessem ter a perceção que no mundo existem diferentes países e cada um deles tem língua/ hábitos/costumes diferentes. Um aspeto realçado por todas as famílias, (por minha sugestão), foi que ensinassem algumas palavras básicas da língua do país em questão, tais como: Bom dia, olá, obrigada, amiga, mãe, pai, entre outras. Na organização do livro foram colocadas na contracapa as várias palavras que as crianças aprenderam nas diferentes línguas, na folha de rosto foram colocadas as bandeiras dos países abordados e o título, seguiu-se uma explicação de como surgiu este livro e por último as várias histórias. Na encadernação contámos com a preciosa ajuda de um avô que tem uma empresa onde são feitos álbuns fotográficos e portanto, após o livro estar todo organizado com a escolha das imagens para a capa, o avô fez a colagem das folhas e a capa num material duro e resistente de modo a que este possa ser manuseado pelas crianças sem que se estrague. Antes de ser encadernado o livro foi digitalizado para que as famílias que assim o entendessem (penso que todas o fizeram) pudessem fazer cópias e encaderná-lo, ficando assim cada família com um exemplar deste.