O 8ºA e o projeto “Stone Culture Rolling Over Europe” do Programa Europeu eTwinning

Desde 2009 que a nossa escola está registada no eTwinning, um programa da União Europeia que assenta no trabalho colaborativo entre escolas de vários países da Europa, com recurso à comunicação via Internet pelo que são evidentes os benefícios deste programa também em termos de literacia digital. De realçar ainda o facto de, maioritariamente, todo o contacto se realizar em Língua Inglesa, língua de comunicação por excelência, e todo o diálogo intercultural proporcionado pelo contacto com outras realidades europeias.
Este ano letivo, o 8ºA está envolvido no projeto “Stone Culture Rolling Over Europe”, cujos objetivos incluem o envolvimento dos nossos alunos, da escola e comunidade local no sentido de desenvolverem uma atitude mais positiva perante a Terra, a terem um papel mais ativo na promoção da nossa herança cultural, da qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável. O enfoque deste projeto é multidisciplinar envolvendo, além do Inglês, as Ciências Naturais, a Geografia e Cidadania.
Assim, no âmbito deste projeto, a mais recente iniciativa foi a Saída de Campo ao Maciço Calcário da Serra do Sicó no passado dia 25 de fevereiro.

1
Deixámos Soure cerca das 14h30 e a primeira visita – e mais demorada – foi às Buracas do Casmilo. Apesar da proximidade, poucos alunos conheciam o local, tão aprazível para visitas familiares, para prática de desportos, e, no nosso caso, para a observação da fauna e flora, rochas e paisagens sedimentares, análise do ecossistema visitado e recolha de amostras para enviar para os países parceiros – a saber: Espanha, Grécia, Itália, Roménia e Turquia.
Limitados pelo tempo e com mais uma visita prevista, dirigimo-nos à Escarpa da Sra da Estrela, um dos principais acidentes morfológicos da região, que se apresenta como uma imponente muralha rochosa de mais de 200 metros de desnível. Na base da vertente desta escarpa de falha localiza-se a dolina da Senhora da Estrela que os alunos tiveram oportunidade de observar.
Tratou-se de uma visita muito enriquecedora em que todos os objetivos foram cumpridos.
Uma última palavra de agradecimento à Autarquia de Soure pela prontidão e colaboração na disponibilização de motorista e transporte. Bem haja!

Os professores Alexandra Duarte, Fátima Silvestre, João Carlos Martins e Sílvia Penacho