Eco-código 2012

Pelo terceiro ano consecutivo, tantos como os anos de participação da Escola 3/secundária Martinho Árias no Programa Eco-escolas, a nossa escola elaborou um novo Eco-código.

O desafio foi lançado em duas frentes: por um lado, era necessário elaborar os “mandamentos” do Eco-código, e por outro, era necessário criar e produzir a parte gráfica do cartaz.

Quanto às frases que integram o Eco-código, os alunos que constituíam as nove Brigadas Verdes da escola envolveram-se na sua elaboração, aceitando as sugestões de outros colegas. Depois de criadas as frases, os alunos escolheram as doze melhores, tendo em conta que elas deviam abordar os temas-base a tratar pelo Programa Eco-escolas e pelo menos um dos temas do ano.

Relativamente à parte gráfica, nas aulas de Educação Visual do 8º ano, começou-se a debater a questão/problema “O Planeta está doente” e fizeram-se diversas pesquisas sobre biodiversidade e a sua importância, bem como os restantes temas-base. Entre variadíssimas ideias, surgiram as noções de que o próprio local onde vivem está sofrer alterações que põem em causa a biodiversidade anteriormente existente e que apenas todos juntos, seja individualmente, seja em comunidade, poderemos “salvar” o planeta. Seguidamente planeou-se o trabalho, tendo em conta os conteúdos programáticos que devem ser abordados na referida disciplina, tais como: a forma, os elementos visuais, e a textura.

Começou, então, o desafio criativo de elaborar um cartaz. Ao longo das aulas, os alunos, com a orientação da professora, revelaram grande empenho na execução do projeto.

Depois de pronto, o Eco-código foi apresentado ao Conselho Eco-escolas que o aprovou. No próximo ano letivo será divulgado na forma de cartazes, afixados na escola.

Mandamentos do ECO-CÓDIGO 2012

• Se queres ter água para usar, a água de hoje tens de poupar.
  • Plástico no plasticão e não no caixote que está mais à mão.
  • Se o sol estiver a brilhar as luzes deves apagar.
  • Tinteiro reciclado, menos lixo depositado e planeta melhorado.
  • Não deites óleo na canalização, põe no oleão.
  • Garrafinha ou garrafão, se for de vidro é no vidrão.
  • Não tenhas preguiça, recicla as rolhas de cortiça.
  • Troca as tuas lâmpadas consumistas por lâmpadas economizadoras.
  • Pilhas no pilhão é o caminho para a solução.
  • Conservar a biodiversidade depende em muito da nossa vontade.
  • Não prejudiques a próxima geração, põe os teus EEE no depositrão.
  • Papel usado, é reutilizado e depois então reciclado.