Concurso Escola Sustentável – Energia

A DECO promoveu o “Concurso Escola Sustentável – Energia” que tinha por objetivo incentivar escolas a realizarem projetos que contribuíssem para a sensibilização e conduzissem à melhoria das competências da comunidade educativa e local para um uso sustentável e eficiente da eletricidade. Assim, o Curso Profissional de Animação Sociocultural do 11º ano (11ºE) da Escola 3/Secundária Martinho Árias, no âmbito do projeto eco-escolas (parceiro do concurso e programa em que a escola se encontra envolvida) e da disciplina de expressão dramática, sacudiu o pó aos figurinos, limpou as máscaras, preparou a maquilhagem e aceitou o desafio.
Como o tema do concurso era “energia” e eles eram de um curso de animação, não foi difícil chegar ao nome da equipa: “Animar com Energia”. Quanto ao projeto, se o objetivo era levar as pessoas a pouparem energia e um animador tem como função interagir, comunicar, falar com o público, não foi difícil chegar ao título “A falar é que a gente poupa!”. E foi assim, em meados de abril, que a turma se viu frente a duas bancas na feira de Soure (apoiados pela Associação Empresarial de Soure) gritando a plenos pulmões “Ó freguês! É poupar! É poupar!”, arrastando clientes, que pacatamente iam fazer as suas compras, para o seu “negócio lícito” e explicando-lhes animadamente como usar eficientemente a máquina de lavar e secar roupa, a máquina de lavar louça, o ferro de engomar, o frigorífico e combinado, o forno e o fogão e a iluminação. Não esquecendo os mais pequenos e também porque as gerações novas são o futuro, ainda levaram uma pequena performance a uma turma do 4º ano da Escola EB 1, 2 de Soure, explicando-lhes formas de não desperdiçarem energia e protegerem a Terra do aquecimento global. Para divulgarem o projeto mas, acima de tudo, difundirem as dicas para se poupar na fatura da eletricidade tão necessário neste tempo de crise, publicaram vários vídeos das perfomances no youtube e espalharam os seus links através dos mails pessoais, redes sociais, página da AES e página do agrupamento (http://www.escolasdesoure.pt/web/category/espacos/eco-escolas/), tendo atingindo na totalidade mais de meio milhar de visualizações.
Foram, sem dúvida, duas semanas recheadas de energia, onde não houve lugar ao desperdício. E como o objetivo era a eficiência, é impossível negar a imensa eficiência deste projeto, já que foi o vencedor nacional da categoria “Energia com Arte” do escalão “secundário e profissional”. É pois, com grande orgulho que a turma irá à cerimónia de entrega de prémios do “Concurso Sustentável – Energia” no Centro de Congressos do Estoril no dia 29 de maio, Dia Mundial da Energia, trazendo além dos prémios pessoais o Galardão do Concurso Escola Sustentável – Energia para a Escola 3/Secundária Martinho Árias. E, assim se demonstra, que se há algo que não falta aos alunos desta escola é energia e arte!