Ajude na recolha do óleo usado, para um planeta mais limpo e conservado.

No âmbito da disciplina de Biologia e do projeto” Eco-Escolas”, a “Brigada do óleo”, formada por quatro alunos do 12ºano, tem tido por objetivo geral, ao longo do ano, a promoção da recolha para reciclagem de óleos alimentares usados.
A reciclagem do óleo permite a produção de novos materiais (por ex., biodiesel), utilizando menos recursos naturais e menos energia e, simultaneamente, permite evitar a contaminação dos solos e da água.
Se quer participar nesta iniciativa de recolha de óleos usados para posterior reciclagem basta seguir os passos abaixo:

1. Deixe arrefecer o óleo usado
  2. Coloque-o em garrafas de plástico
  3. Deposite as garrafas nos oleões que estão colocados por trás da portaria da Escola3/secundária Martinho Árias
  4. Depois é com a Brigada do óleo!

Periodicamente verificamos se os oleões estão cheios e, se assim for, trocamos esses oleões por oleões vazios. Contactamos depois a empresa de recolha que vem buscar o óleo para ser transformado em biodísel.
Deste modo ganha o ambiente, mas também ganha a escola, que por cada 1000 litros de óleo usado recolhido recebe da empresa parceira que faz a recolha de óleos um investimento na escola em benefício da comunidade escolar. Até este momento, ao longo do ano letivo, foram recolhidos cerca de 1500l de óleo. Chegar aos 2000 litros até Junho permitiria à escola duplicar o valor do investimento que neste momento tem garantido da empresa que recolhe o óleo.
Assim, por todos os motivos enunciados atrás, gostaríamos de contar com a ajuda de toda a comunidade escolar na recolha de óleos alimentares usados.

“Brigada do óleo” e projeto Eco-escolas