A nossa Escola está de parabéns!

No ano lectivo anterior, a Escola 3/Sec. Martinho Árias participou pela primeira vez no Programa Eco-escolas. Trata-se de um programa internacional vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países da Europa desde o início dos anos 90. Este programa visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.
A proposta às escolas consiste na adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando actividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade. Foi precisamente esse galardão que foi atribuído à Escola 3/Sec. Martinho Árias no final do mês de Agosto, atestando o esforço de promoção das boas práticas ambientais nesta instituição com a implementação do plano de acção delineado no ano anterior.
Se por um lado a atribuição deste galardão nos enche de satisfação, por outro lado também nos aumenta a responsabilidade de fazer mais e melhor no próximo ano lectivo. Com a inscrição no Programa Eco-escolas no presente ano lectivo pretendemos consolidar o caminho que a nossa escola vem trilhando no sentido de, tanto a nível da rotina diária da instituição como a nível dos hábitos da população escolar, dentro e fora da escola, sejam promovidas as boas práticas ambientais.
Para atingirmos estes objectivos neste segundo ano de participação no Programa Eco-escolas precisamos do apoio de toda a comunidade escolar. Assim, convidam-se todos os elementos da comunidade escolar para, individualmente ou em grupo, se juntarem a este programa participando em actividades que promovam as boas práticas ambientais.
O plano de acção do programa Eco-escolas a desenvolver na nossa escola no presente ano, constituído por actividades que alertam para os impactos dos nossos estilos de vida sobre o ambiente e/ou que visam melhorar as nossa práticas ambientais, será apresentado até Outubro. Podemos, no entanto, adiantar que este plano de acção terá início com as auditorias ambientais à escola (sobre água, resíduos, energia, transportes, ruído, espaços exteriores, biodiversidade e política ambiental) e com o questionário a todos os alunos.
Pede-se, assim, a todos os Directores de Turma e Directores de curso que incentivem as vossas turmas a participar nas actividades propostas e que irão sendo divulgadas pelo Conselho Eco-escolas. Podem também incluir as actividades promotoras das boas práticas ambientais que pensam desenvolver, na Área de Projecto ou em qualquer outra disciplina, no plano de acção da escola a desenvolver no âmbito do Programa Eco-escolas.
O grande objectivo é que toda a comunidade escolar melhore as suas práticas ambientais e que vejamos novamente esse esforço reconhecido com a atribuição da Bandeira verde à nossa escola neste ano lectivo de 2010/2011 que agora começa.
Mãos à obra!

Maria João Machado