Exames do DELF Scolaire (Francês)

Pela primeira vez, vinte alunos da nossa Escola realizaram com sucesso os exames do DELF SCOLAIRE (Diploma Escolar de Estudos em Língua Francesa), níveis A1, A2 e B1, que decorreram na Escola Básica e Secundária Martinho Árias e na Alliance Française de Coimbra, nos dias 6 e 7 de Maio, respectivamente. A nossa Escola, seleccionada como centro de exames do Delf Scolaire, recebeu também um grupo de 15 alunos da Escola Básica de Condeixa, que realizou as provas escritas e orais do Delf, nível A1.
Este projecto foi levado a cabo pelas professoras de Francês, que contaram com todo o apoio da direcção da Escola, em particular do Sr. Director João Ramos Pereira, que respondeu favoravelmente ao pedido de colaboração da Alliance Française de Coimbra, no sentido de disponibilizar o nosso espaço escolar para a realização das referidas provas. Todo o processo foi devidamente acompanhado por aquela instituição francesa, nomeadamente pelo Sr. Director Paul Zimmerlin e pela professora Elisabeth Duarte, para os quais vão também os nossos agradecimentos.
A preparação dos alunos do Delf Scolaire esteve também a cargo da assistente de língua, Trabicko Ganga, a exercer funções na nossa escola no âmbito do programa de cooperação bilateral entre Portugal e França, da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

O que é o Delf Scolaire e a quem se destina ?
É um diploma oficial emitido pelo Ministério Francês da Educação, para certificar as competências dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, ao nível da compreensão oral e escrita e produção oral e escrita, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, da União Europeia.
Este diploma corresponde aos 4 primeiros níveis de proficiência da Língua – A1, A2, B1 e B2 – contemplados no referido Quadro Europeu Comum de Referência. Os alunos realizam uma prova escrita colectiva e uma prova oral individual, de acordo com o nível a que o aluno se pretende candidatar.

Qual o interesse deste diploma?
A certificação DELF é uma mais-valia para o Curriculum Vitae dos alunos, que pretendam candidatar-se a um estágio ou um emprego, em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas Universidades Francesas (nos níveis B1 e B2).

Entrega dos diplomas:
Os diplomas serão posteriormente entregues aos alunos numa cerimónia oficial, em data a divulgar logo que possível.
Em anexo, seguem os resultados obtidos pelos nossos alunos nos exames do Delf Scolaire 2010, os quais nos encheram a todos de enorme satisfação pelo sucesso alcançado.

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS!

ALUNOS TURMAS Níveis CLASSIFICAÇAO
Alexandre Dias Inácio 7ºD A1 96,50