Visita de Estudo a Santa Maria da Feira

No dia 09 de Junho fizemos uma visita de estudo, em conjunto com o Jardim-de-infância do Sobral, a Santa Maria da Feira.
No período da manhã visitámos o Parque Ornitológico de Lourosa ou ZOO Lourosa e ao longo desta visita estivemos acompanhados por uma guia que nos ia dando informações sobre o parque e as aves que aí existem.
Ficámos a saber que o Parque se dedica só a AVES e que aí há um pouco de tudo: araras, papagaios, periquitos, pavões, patos, faisões, flamingos, rolas, pombas, tucanos, calaus, mochos, corujas…
O Parque conta com mais de 500 espécies e cerca de 3.000 aves, reunindo exemplares oriundos de todos os cantos do globo, integrados no seu habitat natural, incluindo muitas espécies raras ou em vias de extinção.
Após esta visita fomos almoçar porque já estávamos esfomeados e porque nos aguardava ainda uma tarde de grandes aventuras científicas…

[imagebrowser id=18]

No período da tarde visitámos o Visionarium, situado em Santa Maria da Feira. O Visionarium é um centro de ciência, ou seja, um museu de ciência interactivo, onde é possível realizar experiências manipulando os equipamentos expostos.
Após a entrada, fomos ao Auditório, onde podemos assistir a um espectáculo sobre os Descobrimentos Portugueses, que pretendia criar o estado de espírito necessário à visita que se ia seguir.
De seguida visitámos três salas que pretendiam percorrer três odisseias: Odisseia da Terra, Odisseia da Vida e Odisseia do Universo.

Odisseia da Terra
Na Odisseia da Terra, descobrimos as noções científicas que permitiram aos navegadores portugueses percorrer o planeta e legar ao mundo as descobertas fabulosas.

Odisseia da vida
Na Odisseia da Vida, passeámos pelo labirinto dos sentidos para descobrir a diversidade espantosa do ser vivo e compreender o funcionamento do código genético, do cérebro humano.

Odisseia do Universo
Na Odisseia do Universo, percorremos todas as dimensões do Cosmos. Experimentámos um bilhar gravitacional, fazendo valer os nossos talentos de lançadores de veículos espaciais e descobrimos o mundo fantástico das estrelas.

De seguida fomos ao Laboratorium que é um espaço de divulgação científica dotado de infra-estruturas e de equipamento necessários ao desenvolvimento de actividades experimentais, nas quais se recorre às técnicas e aos conhecimentos mais actuais na áreas da Biologia Celular e Molecular, Genética, Microbiologia, Bioquímica e Química.
No Laboratorium vestimos batas e fomos uns verdadeiros cientistas, realizando experiências que percorreram o mundo dos sentidos.

Antes da viagem de regresso ainda lanchámos nos jardins do Visionarium.

Foi um dia espectacular, cheio de aventuras e diversão!

EB1 de Sobral