Gabinete de Mediação

A sensibilização da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Soure para a necessidade de promoção de uma cultura de convivência pacífica e de desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais de respeito e valorização de sentimentos e emoções como forma de estreitar relações e melhorar a confiança no outro foram o ponto de partida do Projeto Com…Tacto em 2009-2010.
Rapidamente, o objectivo passou, por exigência da própria comunidade educativa, a ser o de aprender a lidar com os conflitos de uma forma mais positiva e construtiva pelo que se partiu para a criação de um Gabinete de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.
Dado que a mediação propõe uma abordagem de transformação dos conflitos, a escola pode aproveitá-los como oportunidade de mudança e de crescimento, como episódios trabalhados através de um processo educativo de formação pessoal para a resolução de problemas da vida.
Através da mediação, como método de resolução e gestão de conflitos, as partes envolvidas aceitam, voluntariamente, o auxílio de um terceiro, neutro e imparcial, o mediador. Os principais objectivos da mediação são analisar os interesses e as necessidades das partes em conflito, regular o processo de comunicação e promover o reencontro pessoal na busca de uma solução que seja mutuamente satisfatória.
O mediador é um elemento da comunidade escolar, com formação adequada, que reúne capacidades de acolhimento, escuta, empatia, neutralidade e imparcialidade, confidencialidade, negociação e busca de pontos em comum.
Através deste modelo de gestão pacífica dos conflitos visa-se prevenir a conflitualidade, garantir um clima favorável ao desenvolvimento de uma convivência saudável e de aprendizagem integral do aluno-cidadão, resolver a conflitualidade, preferencial e prioritariamente, por mediação para proporcionar a reconciliação, a resolução e a reparação dos conflitos.
Desta forma, pretende-se, igualmente, reforçar positivamente a autoridade e a disciplina dos agentes educativos tentando, simultaneamente, evitar a escalada de comportamentos e atitudes que normalmente antecedem a indisciplina, a agressividade e a violência e ajudar os envolvidos em conflitos interpessoais a comunicar e a (r)estabelecer laços perdidos.

Esperamos por vós!

Por Clara Luís