“Morrer ou Não Morrer, Eis a Questão” esteve em cena no Teatrão!

Como é de tradição, os nossos jovens “atores ” do Clube Art’e Vícios participaram na XIII Mostra de Teatro Escolar de Coimbra, com a representação da peça de cariz essencialmente pedagógico e interventivo intitulada “ Morrer ou não Morrer, Eis a Questão”. De inspiração Shakespeariana, o título selecionado antecipava a temática em torno da qual se foi construindo o projeto de teatro documental, a saber, a abolição da pena de morte.
Num cenário repartido em vários quadros, o espetador começou por mergulhar num tempo anacrónico com a encenação do caso do último condenado à morte por enforcamento, na cidade algarvia de Lagos, no ano de 1846, que serviria de mote para o debate ideológico que se seguiu no “Estúdio da ESMA TV”. Conduzido por uma “pivot experiente”, uma “historiadora” e uma “socióloga” deram eco à problemática tão atual da pena de morte, à qual se juntaram “vozes infiltradas” no público, que defenderam com afinco posições várias para legitimar a sua abolição, e ainda “turistas estrangeiras” que trouxeram um toque pitoresco à cena colorida também por um momento publicitário.
Deste modo, os nossos atores deram voz ao passado histórico e aos valores morais que devem presidir no século XXI, pois, segundo o Papa Francisco“ A ninguém, portanto, se pode tirar não só a vida como a possibilidade de uma redenção moral existencial que seja em favor da comunidade”. Sobre este apelo à vida envolta em sofrimento e angústia, os “atores” terminaram o seu espetáculo, com a leitura intimista da carta de um prisioneiro, escrita a seu filho no “corredor da morte”, onde as emoções nela transmitidas levaram certamente à reflexão dos espetadores.
O Clube Art’e Vícios agradece a colaboração da Câmara Municipal de Soure no transporte dos jovens “atores”, bem como dos elementos do cenário.