17ª Edição do Cinema Francês

1 2Para celebrar a cultura cinematográfica francesa, as professoras de francês propuseram o filme da realizadora francesa Émilie Deleuze, “Jamais contente”, a todos os alunos do Agrupamento que aprendem a língua de Molière.
Organizada anualmente pelo Institut Français du Portugal, com o apoio da Alliance Française de Coimbra, esta iniciativa constitui uma oportunidade de mergulhar no universo cinematográfico francês, onde vidas, ambientes e emoções desfilam no ecrã e nos projetam para um mundo diferente, mas, por vezes, tão semelhante nas suas vivências.
E prova disso, o filme “Jamais contente” retrata precisamente as relações conflituosas entre pais, filhos, irmãos e professores, que existem em diferentes contextos culturais e civilizacionais.
Aurore, personagem encarnada pela atriz Léna Magnien, é jovem adolescente de 13 anos, irreverente, “ jamais contente” (nunca contente) com o meio familiar, escolar e social em que se encontra. Inconformada, revoltada e incompreendida pelos seus pares, procura na música e na escrita, um porto seguro, no qual serão desvendadas as suas potencialidades e reconhecidos os seus valores.
Neste filme, Deleuze fez-nos refletir sobre os problemas que se instalam no seio familiar, decorrentes, por vezes, de um percurso escolar que não se enquadra nos perfis traçados para os jovens.
Deste modo, a representação das experiências desta jovem foi apreciada pelos alunos, que participaram, uma vez mais, com agrado, na 17ª Festa do Cinema Francês.

As professoras de Francês