Honrosa homenagem ao Capitão Salgueiro, prestada no 41º aniversário da Revolução de Abril

Alunos do Clube Art’e Vícios do Agrupamento de Escolas Martinho de Soure, unidos num só propósito honraram, no espaço concelhio da Câmara Municipal, a memória de um dos distintos capitães do Exército Português, que liderou as forças revolucionárias durante o 25 de abril.

1

A convite da Srª Vereadora da Juventude, Drª Manuela Santos, um grupo de dezoito alunos, que frequenta a oficina de expressão dramática do Clube Art’e Vícios, pôs em cena uma adaptação do texto de Álvaro Magalhães: “O rapaz da bicicleta azul”, escrito por ocasião do trigésimo aniversário do 25 de abril.
Ao som da suave e melodiosa voz do narrador, Hugo Santos, os atores deram corpo e alma à história do rapaz da bicicleta azul, que decide ir à procura da flor da liberdade, “uma flor que está guardada num castelo por dois guardiões, a Força e a Tirania”, segundo o informara sua mãe.
De Santarém a Lisboa, pedalando na sua veloz bicicleta, o rapaz encontra o capitão Salgueiro Maia, com quem forma uma equipa. O capitão promete-lhe procurar a flor da liberdade e em troca o rapaz empresta-lhe a bicicleta, novinha em folha, para ir até Lisboa.
Na manhã do dia seguinte, Otelo pôde sentir o perfume da liberdade, sem ter de a procurar, afinal a promessa tinha sido cumprida…
Dedicada à memória do capitão Salgueiro Maia, que colheu para todos nós a flor da liberdade, a história do rapaz da bicicleta azul encantou o público que aplaudiu entusiasticamente o grupo de jovens atores e cantou a Liberdade com a célebre canção de intervenção: “Grândola, vila Morena”.
A todos os intervenientes que, de uma forma ou de outra, colaboraram na concretização deste evento, o nosso profundo agradecimento.