O sustentável desafio do novo programa e metas curriculares de português do ensino secundário

No passado dia 15 de abril, teve lugar na Sede de Agrupamento, a segunda sessão de replicação da formação recebida, no âmbito da implementação do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.
As referidas sessões, sustentadas pela publicação do Despacho nº 868-B/2014, de 20 de janeiro, que determina a entrada em vigor do programa supramencionado, a partir do ano letivo de 2015/2016, teve como destinatários docentes do grupo de recrutamento 300.
Nelas, e num primeiro momento, procedeu-se ao enquadramento e à apresentação geral do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário, que assenta no conceito de texto complexo e respetivos parâmetros e numa pedagogia da língua materna que pressupõe o diálogo entre os cinco domínios (oralidade, leitura, escrita, gramática e educação literária) à luz de uma complexidade crescente dos textos, mediada pela noção de género.
Num segundo momento, de cariz prático, foram lidos e interpretados textos escritos de complexidade crescente e de diversos géneros, tendo, para cada um deles, sido identificadas as marcas de complexidade textual e as marcas de género. Também foram apresentadas propostas de operacionalização didática, prevendo-se a possibilidade de abordagem de um mesmo texto em diferentes domínios.

Em suma, num ambiente de trabalho colaborativo e de partilha de conhecimentos, debateu-se o documento supracitado, cuja homologação o transforma num instrumento de trabalho a respeitar. Torná-lo exequível é o desafio com que os professores se vão deparar, no próximo ano letivo.