A Celebração do Dia das Línguas Nas Escolas de Soure

Cartaz

No dia 26 de setembro, as escolas EB 1,2 e EB Martinho Árias associaram-se uma vez mais, às inúmeras iniciativas realizadas em toda a Europa, com o intuito de assinalar o Dia Europeu das Línguas.

Para comemorar esta efeméride, o Departamento de Línguas, em parceria com a Universidade de Aveiro e com a Biblioteca Escolar, no âmbito do Projeto Miriadi, proporcionou a um número significativo de alunos de diferentes níveis escolares momentos singulares de aprendizagem plurilingues e multiculturais, sensibilizando-os para uma diversidade linguística, promotora da compreensão intercultural. Para o efeito, docentes das escolas supracitadas dinamizaram uma panóplia de ateliês linguísticos e culturais do Laboratório Aberto para a aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), imbuídos de ritmos e de sons, ilustrados por rostos, paisagens e palavras que ecoaram e iluminaram as salas de aulas e as mentes ali presentes. Nesta envolvência plurilingue e multicultural, publicidades, histórias infantis, imagens e sons comprovaram que a língua não constitui uma barreira à compreensão entre os falantes, contribuindo até para o aumento do seu capital cultural. Para tal, concorreu, em particular, a realização de um Mini LOTO Intercultural, representativo de um mundo caleidoscópico de línguas, rostos e culturas. Descobrir os enigmas, unindo línguas, a palavras, a rostos/traços culturais e a personalidades, cujas imagens ornamentavam um dos espaços físicos da Martinho Árias, foi um dos desafios lançados à comunidade escolar, e ganho por duas alunas do décimo ano, da turma B – Luana Cacho e Mariana Santos. Nesta viagem através das línguas e das culturas, docentes e alunos sublimaram, deste modo, com entusiasmo e dedicação, o mundo plurilingue e multicultural que nos rodeia.

LotoMulticulturalMini LOTO intercultural
Ingredientes:
1 boletim de mini LOTO
1 esferográfica
500 gr de cultura geral
1 pitada de boa disposição

No átrio do Bloco B adicione os 500 gr de cultura geral, a pitada de boa disposição e mexa até obter uma massa homogénea. Assim que estiver no ponto, preencha com a esferográfica o boletim, fazendo a correspondência entre uma língua, uma palavra, um rosto/traço cultural e uma personalidade.
Entregue o seu boletim na Biblioteca.
Serão premiados os boletins que obtiverem a totalidade das 5 correspondências corretas.

IMG_0355A Coordenadora do Departamento de Línguas, Hermínia Farias, no ato da entrega do prémio às vencedoras do Mini LOTO Intercultural.