“Pé de Vento na Lixeira” peça representada na X Mostra de Teatro Escolar

Baseada na cartaz mostra2obra“ Pé-de-vento na lixeira”, de Maria Helena Henriques e Maria José Morena, a peça de teatro, que estreou, no dia 8 de maio, na X Mostra de Teatro Escolar, em Coimbra, a convite, uma vez mais, da Oficina Municipal de Teatro, contou com a participação dos alunos da Oficina de Teatro da Escola Martinho Árias, aos quais se associaram alguns alunos do 6º ano deste agrupamento.
Num cenário de “lixeira” improvisada, uma panóplia de objetos personificados, abandonados naquele lugar fétido e imundo, se recusam a ser tratados como mero lixo, reclamando, por isso, o estatuto de Resíduos Sólidos Urbanos. Cada um dos resíduos personificados vai esgrimindo argumentos para alertar a sociedade contra uma mudança comportamental do homem no âmbito da redução, da reciclagem, e da reutilização dos produtos, provocando um “pé-de-vento na lixeira”. Imbuídos deste espírito ecológico, as personagens conseguem vencer a luta em que se empreenderam, reencontrando-se num décor colorido e renovado, enaltecendo, deste modo, os benefícios dos princípios que defendiam.
Transportando os espetadores para este espaço mimético, os jovens atores cumpriram, também eles, a sua missão: alertar e sensibilizar para a preservação do meio ambiente, em prol de um mundo melhor, mais humanizado e ecológico.
Após os aplausos calorosos do público, e num ambiente familiar de interação, os atores, satisfeitos por ter encarnado as diferentes personagens, dialogaram com os espetadores, que apreciaram a encenação desta peça.
Para levar em cena este espetáculo, a Oficina de Teatro do Clube Art’e Vícios contou com o total apoio da Direção da Escola, bem como da Câmara Municipal de Soure, da Oficina de Teatro de Coimbra, dos Encarregados de Educação dos atores, e ainda de outros colaboradores, nomeadamente de alguns assistentes operacionais, que trabalharam com afinco nos adereços e na animação musical.
A todos quantos tornaram possível este espetáculo, as responsáveis pela Oficina de Teatro agradecem.